A busca pelo estágio vem carregada de expectativas. De um lado, o estudante que procura uma oportunidade para ganhar experiência profissional e logo garantir colocação no mercado de trabalho. E do outro, as organizações que buscam estudantes que possam contribuir com ideias novas, focadas nas melhorias do negócio.
O estágio é a vivência real da profissão, momento em que se conhece as dinâmicas, desafios e as diversas possibilidades que podem ser exploradas na carreira profissional. Foi pensando nisso que a estudante Anna Karolina, de 22 anos, resolveu participar do Programa de Estágio da Energisa. Desde outubro de 2019 ela tem a oportunidade de viver novas experiências na futura área de atuação. “Na faculdade, a gente aprende mais teoria e não tem tanta noção de como são as coisas na prática, por isso é importante a oportunidade do estágio. Aqui na Energisa, somos valorizados, estamos envolvidos nos processos das áreas”, conta Anna, que está no 7º período do curso de Direito.
As inscrições para o Programa de Estágio da Energisa, no Tocantins, encerram no próximo domingo (19/01). Estudantes que estejam cursando a partir do 4º semestre e, no máximo, a um ano da formação, podem participar. É preciso ter disponibilidade de horário pela manhã ou tarde, ter conhecimento no pacote Office e a instituição de ensino superior ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa tem duração de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período. O estagiário atuará em Palmas e terá direito a uma bolsa auxílio, cujo valor será proporcional ao número de horas de seu estágio, além de vale-transporte. “O propósito maior do estágio é desenvolver o futuro profissional para o mercado e assegurar que isso seja verdadeiramente cumprido. Entendemos que esse processo é fundamental e tem um valor muito grande na vida dos estudantes”, afirma a responsável pela Gestão de Pessoas da Energisa Tocantins, Silvana Borges.
Programa de Estágio
O Programa de Estágio tem por objetivo formar profissionais e garantir o desenvolvimento do conhecimento técnico, gestão, liderança e visão sistêmica. Ao final do programa, a expectativa é de que o estudante esteja apto a ser contratado de acordo com as oportunidades existentes. O estagiário passará por uma trilha de desenvolvimento composta por ações propostas para apoiar e incentivar o potencial e alcançar os melhores resultados.
Os estudantes vão vivenciar uma imersão no universo da Energisa, conhecendo atividades e áreas. Com o Job Rotation, essa imersão vai ocorrer em tempos pré-definidos pelo gestor em conjunto com o RH, entre o primeiro e sexto mês do estágio.
A cada dois meses será realizado um Learning Point, em que o estagiário desenvolverá competências comportamentais e técnicas por meio de Blended Learning, tanto por meio do EAD, Programa de Autodesenvolvimento, quanto em workshops presenciais dinâmicos.
Encerramento do programa: será realizado um encontro com os estagiários para falar sobre a empregabilidade e trocar experiências sobre seu estágio, com o objetivo de consolidar seu desenvolvimento. Ele deve compartilhar sobre o que aprendeu, os pontos que acertou e/ou falhou, no que a empresa acertou e/ou falhou.
Apresentação do Projeto Desafio: ao final do período de doze meses, o estagiário deverá apresentar, para seu gestor e RH, seu projeto desafio. O projeto tem foco em melhoria para a área e é desenvolvido durante todo o período de estágio.
Onde se inscrever
Para concorrer às vagas de estágio em Jornalismo, inscreva-se no link: https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa/job/estagio-jornalismo/5e132e10c02bd865f2d1ccf8.
Se você for estudante de Engenharia Elétrica, acesse o link: https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa/job/estagiario/5e0f42fa18d12753db8230de.
Grupo Energisa
Com 114 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas) em 862 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 15,8 bilhões (ano 2018), o grupo gera aproximadamente 19 mil empregos diretos e indiretos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, energias renováveis, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energia distribuída (Alsol).