Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Lançado em Guaraí no último dia 20 de janeiro, o programa “Tocantins – Catarata Zero” já está beneficiando os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é de mais de 100 cirurgias para pessoas cadastradas pelo município.

As cirurgias estão sendo realizadas na Capital Palmas, em clínicas credenciadas pelo programa. Na primeira etapa foram inseridos 98 usuários no Sistema de Regulação e 57 já foram chamados para realização da consulta pré-operatória.

O Programa “Tocantins – Catarata Zero” é idealizado pela senadora Kátia Abreu. Ao todo estão sendo investidos R$ 6 milhões, destinados pela parlamentar, para o custeio de exames e procedimentos cirúrgicos, contemplando os 139 municípios do estado.

“Parabenizo a senadora Kátia Abreu pela iniciativa de promover esse serviço de política pública que tirará muitas pessoas, em todo o nosso estado, do sofrimento da cegueira”, disse Lires Ferneda, prefeita de Guaraí.

Cadastro

Para realizar a cirurgia de catarata, a pessoa com necessidade deve procurar uma das Unidades de Saúde (UBS), agendar avaliação médica, e receber encaminhamento para análise oftalmológica. A próxima etapa é o cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SISREG).