Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Autor de Projeto de Lei sancionado pelo Executivo Municipal que institui em Palmas/TO o evento Janeiro Branco, dedicado à realização de campanha e de ações educativas para a promoção e difusão da saúde mental, o vereador Lúcio Campelo (PL) participou nesta última quarta-feira, 29, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), de roda de conversa sobre o assunto.

O parlamentar defendeu que o PL busca contribuir com a sociedade palmense através de ações públicas. “E agora aguardamos sensibilidade da gestão para começarmos a colocar o projeto em prática. Senti na pele a dor de perder um ente querido e percebo essa grande necessidade de levarmos informações e assistência através de profissionais de saúde aos cidadãos”, disse.

Segundo ele, os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Capital precisam urgentemente de mais atenção. “É outra preocupação que tenho, levando em conta a falta de itens básicos e de equipe. Corremos atrás dessa demanda também”, afirmou.

Quebrar Paradigmas

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentados no evento pelo conselheiro tutelar Iramar Cardoso, um em cada cinco adolescentes enfrenta desafios de saúde mental e o suicídio a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. “O apoio psicológico é extremamente necessário, principalmente na adolescência”, defendeu o conselheiro.

Também presente, o psicanalista Romero Rossi disse ser preciso mudar paradigmas criados na infância. “Você não é o que te fizeram. Você é o que você faz do que te fizeram. É preciso tirar do negativo para o positivo e concentrar no hoje”, disse. 

A roda de conversa foi organizada pela Comissão de Apoio e Assistência do Profissional Liberal em Estado de Vulnerabilidade (CAAPLEV) e também contou com a presença do psicanalista Elias Vargas, da advogada Eula Angelim, de outros advogados e simpatizantes do tema.