A posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado, José Roberto Torres Gomes, foi o programa da tarde desta terça-feira, 4, do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade (PTB) e outros parlamentares.
Da prestigiada solenidade, participaram o senador, líder do governo federal no Senado, e irmão do procurador empossado, Eduardo Gomes (MDB), além do governador Mauro Carlesse (DEM), conselheiros e outras autoridades.
Em seu discurso de posse, o procurador empossado ressaltou a soberania do interesse da população. “Nós que cobramos as contas dos gestores, é ao povo que temos que prestar contas”, disse José Roberto. No entanto, ele ressalvou que “antes de punir, é preciso orientar, alertar e cobrar, mas tem hora que não tem jeito [de não punir]”.
Já o senador Eduardo Gomes defendeu o fortalecimento dos tribunais de contas em contrapartida ao incremento de recursos do governo federal para estados e municípios, como no caso da cessão onerosa, em que bilhões de reais arrecadados em leilões de petróleo e gás são transferidos aos demais entes da Federação.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Severiano Costandrade, urge que os órgãos de controle atuem de forma preventiva, cautelosa e sóbria, “juntos na consolidação e no desenvolvimento do Tocantins”, disse o dirigente.