Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a promessa de fazer o esquenta mais animado do Carnaval palmense, neste sábado, 15, o bloco Boto Fé nesse Carna conta com a animação do grupo portuense Tambores do Tocantins. 

Depois de uma série de eventos realizados em Palmas, o bloco participa do cortejo na Praça dos Girassóis dentro da programação do evento Toca na Praça, organizado pelo Instituto Cidadania e Amazônia apoiado pelo Governo por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A concentração começa às 15h, em frente ao Memorial Coluna Prestes e o cortejo, acompanhado dos Tambores do Tocantins, está previsto para desfilar às 18h.

De acordo com a jornalista e DJ Jaqueline Moraes, uma das organizadoras do bloco, o objetivo do Boto Fé nesse Carna é estabelecer o carnaval de rua na Capital e promover a ocupação dos espaços públicos da cidade, tornado a festa, tradicional em todo o País, acessível e democrática também para os palmenses. 

"Com 30 anos a Capital ainda não tem nenhuma tradição de Carnaval de rua. Por isso pensamos em fazer uma festa para pessoas que gostam da folia, mas esperando que todos possam aproveitar de forma democrática, na rua, que é de todo mundo, com músicas de carnaval, gente feliz, dançando e curtindo o Carnaval. Por isso organizamos um bloquinho que vai fazer a alegria de todos, com uma dos grupos musicais mais tradicionais do Tocantins responsável pelo show", pontua.  

Além da folia, o bloco trabalha com foco na solidariedade e arrecada alimentos para o projeto TO Invisível, uma plataforma digital que tem como objetivo mobilizar pessoas promover a ajuda a tocantinenses em situação de vulnerabilidade social.   

Quem doar 1 kg de alimento não perecível ganha um voucher para concorrer a cupons de até R0,00 do Tonolucro.

Conscientização  

Os organizadores também criaram campanhas para incentivar a redução do lixo produzido durante a festa, evitando o desperdício e contra o assédio durante a folia.

"Queremos mostrar que a nossa festa é feita para quem gosta de Carnaval, mas ao mesmo tempo temos toda a preocupação em mostrar que estamos conscientes de tudo que permeia essa festa. A produção de lixo, situações de violência contra mulher, ocupação ordenada dos espaços públicos. O nosso foco é também esclarecer, informar e promover a solidariedade", finaliza. 

Apoiadores

O evento tem o apoio do Tonolucro, Kowa Hamburgueria, Cervejaria Jalapa, Cajuí, Cênicas Comunicação e Árvore Seca.