Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os artistas do Tocantins criaram uma nova entidade de luta em prol da classe artística no Estado. Em encontro no último sábado, 15, foi criada a Federação de Artes Cênicas do Estado do Tocantins (Fetac), que une artistas e profissionais de categorias como o teatro, o circo e a dança.

A instituição foi criada a partir da reestruturação da Federação de Teatro do Estado do Tocantins (Fetet), com a nova proposta de ampliar os setores de atuação, envolvendo todas as artes cênicas.

A Assembleia Geral de sábado, 15, ainda elegeu a nova diretoria, que tem o ator Kaká Nogueira como presidente da Federação, e a bailarina Renata Souza como vice-presidente.

O encontro reuniu artistas representantes de grupos da Capital e interior do Estado e tratou ainda da atualização cadastral dos artistas do segmento, reivindicações e propostas para a cultura local, buscando a viabilidade do exercício da atividade de artes cênicas no Estado e a definição de um calendário para reuniões ordinárias.

O presidente empossado, o ator Kaká Nogueira, afirmou que assume a Fetac com grande orgulho e com extrema consciência do tamanho do desafio. "Principalmente neste novo momento, em que foram ampliadas as áreas de defesa e representação da entidade para além do teatro, abrangendo o circo, a dança e os demais profissionais da cena", declarou.

Assinada pelo presidente Kaká Nogueira, a Federação elaborou Carta Aberta (em anexo), que expõe as propostas e necessidades da classe.

Nova Diretoria Eleita:

Diretoria Executiva

Presidente: Kaká Nogueira (Teatro/Cia Cenaberta)

Vice-presidente/tesouro: Renata Souza (Dança/Agulha Cenas)

Secretaria: Bell Gama  (Teatro/Cia Cenaberta)  

Diretores Regionais

Regional Norte: George Henrique (Teatro/Grupo Artpalco)

Regional Centro: Lucas Justino (Teatro/ Cia Um Ponto Dois)

Regional Sul: Fernando França (Teatro/   Grupo Motirõ de Teatro) 

Conselho Fiscal

Norte: Guilherme Vieira  (Teatro/Grupo Artpalco)

Central: Marcela Pultrini (Os Kaco/Circo)

Sul: Vinícius Martins (Circo)

Diretor de Projetos: Nival Correia

Diretora de comunicação: Cinthia Abreu