Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A festa de Momo em Gurupi chegou ao seu terceiro dia com  maestria. Teve a estreia da banda Lambasaia, show tão aguardado pelos foliões, as apresentações das atrações Xamego Meu, Skema do Brasil, Frederico e Lorenzzo, desfile de blocos e festa para toda a criançada.

A noite desse domingo (23) foi de muita diversão para quem decidiu cair na folia. A farra começou às 16h no Veneza, a matinê foi no ritmo da banda Skema do Brasil. Às 17h, no circuito da folia, a criançada brincou à beça com a turma do Festival Kids.

Continuando no circuito, por volta das 22h o trio Excelsius subiu a avenida, Xamego Meu e Banda foi quem puxou a pipoca. Logo depois entrou na pista a Banda Skema do Brasil, que na levada dos ritmos carnavalescos não deixou a galera ficar parada.

Com muito gingado, estilo e músicas contagiantes, a banda Lambasaia entrou na avenida esquentando ainda mais a festa. Ao som de seus principais sucessos, os foliões dançaram em sincronia. A terceira noite contou ainda com a apresentação da dupla Frederico e Lorenzzo.  

Desfile de blocos

A terceira noite contou ainda com o tradicional desfile de blocos. Os Filhos de Gurupi foram os primeiros a entrar na avenida, com 47 anos de história,  fizeram um resgate das marchinhas de Carnaval.

Os enforcados entraram na pista logo em seguida, com coreografia afiada foram guiados pela Rainha do Carnaval 2020 e integrante do bloco, Claudenira Ferreira; 

Os Pé de Porco fizeram uma entrada diferente, subiram a avenida puxados por um fusca 1972. Fábio José, membro do bloco contou que o objetivo é distribuir alegria e brincar com responsabilidade. 

Também entraram no desfile os foliões do Pega pra Capá e Los Compadres. Cada um com muita ginga e colorido, mostrando a alegria do Carnaval. O resultado da competição será divulgado nesta segunda-feira (20). A apuração está prevista para às 20h no camarote oficial.

Folia segura

Cerca de 80 mil foliões já passaram pelo circuito do Carnaval nestes três dias de festa. E como prometido pela organização, a segurança está sendo mantida. Há cerca 200 efetivos, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Brigadistas e segurança particular, juntos trabalhando para manter a festa em ordem.

O Comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, Tenente-Coronel Jaime Porfírio de Souza afirmou que o carnaval de Gurupi é o melhor e mais seguro do Norte do Brasil. "O carnaval de Gurupi é uma festa importante da cidade, é cultural e por isso é tão importante garantir a segurança dos participantes. Estamos com um efetivo considerável, temos 60 homens trabalhando no circuito, diversas viaturas fazendo rondas, além do sistema de monitoramento por vídeo. A festa segue sem ocorrências, com toda tranquilidade para a população", afirmou.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que tem acompanhado o carnaval, destacou o trabalho feito pelos órgãos de segurança. “É importantíssima essa integração dos agentes de segurança em prol da tranquilidade dos foliões, prezamos por isso na organização e temos tido bons resultados, uma bela festa, sem incidentes, e tenho certeza que será assim até o final desta temporada”, assegurou. 

Geração de renda

O Carnaval de Gurupi não é só oportunidade de descontração, é também de geração de renda. O circuito da folia recebeu diversos comerciantes do ramo alimentício e de bebidas, tanto de Gurupi como de outras cidades.

A dona Débora Dias, veio de Porangatu (GO), atribuiu à nota dez ao movimento. "A festa está de arrebentar, é a minha primeira vez aqui em Gurupi e as vendas estão indo muito bem", declarou. 

A dona Vanda Goreth também avaliou positivamente esses três dias de festa. "Me surpreendeu, principalmente às vendas de sábado, vou voltar pra casa contente de ter vindo conhecer o carnaval de Gurupi", disse.

Carnatrevo

A comunidade  do Trevo da Praia também curtiu o carnaval. O ritmo da sexta-feira (21) a foi comandado pelas bandas Skenta e Tri Show. No sábado (22) a festa foi por conta de Nailson Lima, Cleitinho Fontana e Banda Skenta.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa, o Carnatrevo foi um sucesso, cerca de mil pessoas participaram dos dois dias. 
 
Programação

A festa chegou na metade, mas ainda tem muito som para rolar! Confira a programação desta segunda e terça-feira:

Segunda-feira (24/02)
Matinê no Veneza, às 16h com Mário Souzza.
Às 21h no circuito, Banda Eclipse e Chico Chokolate, Zé Ricardo e Thiago e Z Dubai

Terça-feira (25/02)
Matinê no Veneza, às 16h com a banda Balança-í;
Às 20h no circuito, Banda Evangélica (AMEG);
A partir das 21h30 sobem ao trio Isaac Rodrigues, Max e Luan, Xamego Meu e Sanfoneiros, e os Amigos do Samba.