Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcelo Casal Jr

Foto: Marcelo Casal Jr

Já estão disponíveis para indústrias do Tocantins as vacinas Trivalente e Quadrivalente para imunização contra alguns tipos de Influenza (gripe). A imunização de 5.850 industriários é a meta da Campanha de Imunização Contra a Gripe em 2020 do Serviço Social da Indústria (SESI) em todo Estado. A proposta de atendimento com valores promocionais de 1º lote pode ser solicitada nas unidades do Sesi em Palmas, Araguaína ou Gurupi. 

Entre os benefícios para as indústrias e seus trabalhadores estão a melhoria da imunidade individual e coletiva, o aumento da produtividade e redução de afastamentos. A imunização dura cerca de 1 ano e deve ser renovada anualmente, pois a cepa (tipo de vírus) da vacina sempre muda. 

Todas as pessoas acima de 6 meses, inclusive gestantes podem se prevenir com exceção de alérgicos (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior. A gripe é responsável por um grande número de internações hospitalares, pois pode evoluir para pneumonia e outras complicações respiratórias.

Coronavírus

Apesar da vacina da gripe não diminuir o risco de contágio por coronavírus, a imunização da população mais vulnerável evita que a influenza sobrecarregue o sistema respiratório, região que também é atacada pelo Covid-19. O coronavírus tende a provocar complicações entre quem já está enfraquecido por uma doença ou carrega outros agentes infecciosos no corpo.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.