Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliana Carneiro

A Prefeitura de Miracema do Tocantins realizou a primeira ação do Projeto Miracema Para o Futuro ao iniciar as discussões da 1ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor do Município, realizada na segunda-feira, 9, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O Plano Diretor é a lei que orienta o desenvolvimento da cidade e deve ser elaborado através da participação da população. Esta foi apenas à primeira de muitas que a gestão promoverá.  Sua função é trazer melhorias para a vida das pessoas que vivem nas áreas urbanas e rurais do município, orientando a atuação do poder público e também da iniciativa privada.

“Nesta noite lançamos o Projeto Miracema para o Futuro, tendo com 1ª ação a abertura das audiências públicas para a elaboração do Plano Diretor, que tenho certeza que será um marco para nossa cidade. Pois é de fundamental importância pensarmos juntos em formas de melhorar e conduzir o nosso município rumo a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou o prefeito.  

Durante a audiência foram apresentados pelos facilitadores da Arcadis, empresa responsável pela elaboração do plano, Elisa Pennings, Arquiteta e Urbanista pelo Daniel Recco, Engenheiro Ambiental, os objetivos e as etapas de elaboração do Plano Diretor. Deixando bem claro que a prioridade é ouvir população, para que todos tenham a oportunidade de expor seus desejos e sugestões para a organização e desenvolvimento do município para os próximos anos.

Na oportunidade diversas pessoas puderam expor seus questionamentos e dúvidas quanto à elaboração da Lei e também sobre a execução. Foram pontuadas questões sobre mobilidade, zoneamento, arrecadação, desvalorização de imóveis e demais aspectos impactados pela falta de um plano diretor. Oficinas também aconteceram durante todo o dia na terça-feira, 10, à tarde na Câmara Municipal de Vereadores e a noite no auditório da PM.

Presentes

A audiência contou com as seguintes presenças, prefeito Saulo Milhomem, diretor do campus da UFT de Miracema, André Luiz Augusto da Silva; promotora e representante do Ministério Público, Sterlane de Castro Ferreira; representante da Aliar, Claudia Jorge; representantes da Empresa de Consultoria responsável pela elaboração do Plano Diretor, Arcadis; o engenheiro ambiental e coordenador geral do plano diretor do município, Wiliam Pereira Sousa, secretários municipais, acadêmicos da UFT, sociedade civil em geral  e os vereadores, Adilson do Correntinho, Edilson Tavares, Branquinho do Araras, e Cirilo Douglas.