Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Por meio de Ação Civil Pública (ACP), o Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) requer decisão da Justiça, com obrigação de fazer ao Estado, para que os pacientes que aguardam por cirurgia de tireóide (tireoidectomia) sejam atendidos e, assim, passem pelo procedimento cirúrgico. Na Ação, o Nusa destaca que a fila de espera é extensa e os hospitais do Estado têm capacidade para realizar o procedimento.

A partir de informações da Secretaria Estadual da Saúde enviadas ao Nusa, percebe-se que a fila de espera conta com pacientes desde abril de 2011. Conforme a gestão estadual da Saúde, em setembro de 2018 eram 251 pacientes; atualmente, 205 ainda esperando pelo procedimento.

Consta na Ação que a Secretaria da Saúde informou que as cirurgias já realizadas foram feitas nos hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Miracema do Tocantins e de Gurupi, e no Hospital Geral de Palmas (HGP), informando, ainda, que os demais hospitais regionais têm capacidade para realizar o referido procedimento cirúrgico.

Desta forma, para o coordenador do Nusa, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, não há motivos a serem considerados para a espera dos pacientes. “Em um ano o Hospital Regional de Miracema realizou duas cirurgias e o de Gurupi, apenas uma. A inoperância dos hospitais no interior leva ao aumento da fila”, consta na Ação. 

A ACP foi protocolada nesta quarta-feira,11, e relata a necessidade das cirurgias para retirada da glândula tireóide, tendo em vista que a anormalidade na produção de hormônios acarreta em mudanças no comportamento funcional do organismo, ocasionando inúmeros distúrbios em vários órgãos do corpo.