Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Contratação prevê a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco

Contratação prevê a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Contratação prevê a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco Contratação prevê a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco

As licitações para execução das obras que diminuirão os pontos de alagamentos e ainda trarão mais mobilidade urbana e qualidade de vida para Araguaína iniciam em abril. Os primeiros setores atendidos com pavimentação, drenagem e calçadas com acessibilidade serão Morada do Sol 3, Ana Maria, Jardim Vitória e Tocantins, além daqueles em que a Via Norte cruzará no Trecho 1: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba. 

As obras fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem recursos garantidos com empréstimo, já assinado, de US$ 54,9 milhões (mais de R$ 220 milhões) entre o Município e o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.

As quatro concorrências internacionais de números 002, 003, 004 e 005 foram publicadas no Diário Oficial da última quinta-feira, 12, com o objetivo de contratar empresas para implantar infraestrutura em áreas urbanizadas das bacias dos córregos Jacuba e Neblina.

Além desses serviços, haverá a contratação para a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco, onde já será construído o Trecho 1 da Via Norte, com também uma bacia de detenção das chuvas para evitar o transbordamento das águas.

As licitações

As propostas serão recebidas presencialmente e em envelopes fechados, nos dias 17 e 20 de abril, a partir das 8 horas e 13 horas, na sala da Licitação.  “Para dar mais publicidade às publicações foram encaminhadas para jornal tocantinense de grande circulação e Diário Oficial da União”, afirmou o superintende Washington Sousa.

Seguindo a programação

A primeira licitação do projeto está em fase de análise de documentos para contratação de empresa que fará supervisão das obras. “A Prefeitura também irá supervisionar, mas é importante ter a empresa especializadas para ter um confronto de fiscalização. Além de poder contar também com mais apoio para soluções técnicas”, explicou.

Projeto integrado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê ainda a implantação de outras bacias de detenção e dos parques urbanos Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel. Mais de 20 bairros serão atendidos com obras de infraestrutura, entre eles Universitário Leste, Alaska, Martins Jorge, Itatiaia e Dom Orione.

Trecho 1 da Via Norte

O Trecho 1 da Via Norte, ficará entre as Avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco, e passará sobre o canal dos córregos Neblina e Canindé. O primeiro 1,5 km atenderá diretamente quatro bairros: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

Somando ao Trecho 2, que tem outros recursos, inclusive da bancada federal tocantinense,  a Via Norte terá 9 quilômetros de extensão que cruzará diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito entre o Centro e os bairros, conectando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153, e saindo pela avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda.