Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Devido à propagação do coronavírus (Covid-19), o Sindicato dos Auditores da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal) protocolizou ofício na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) solicitando ao secretário Sandro Henrique Armando que adote as medidas necessárias para resguardar a saúde dos auditores fiscais, prevenindo-os de possível contaminação.

No documento apresentado à Sefaz nesta segunda-feira (16) o Sindifiscal solicita que sejam disponibilizadas máscaras cirúrgicas a todos os auditores fiscais que atuam nos postos fiscais e comandos volantes, uma vez que eles lidam diariamente com um grande número de motoristas, manipulando documentos oriundos de toda parte do país e, portanto, mais expostos à possibilidade de contaminação.

O sindicato também solicitou a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos dos servidores; a possibilidade de trabalho remoto (home office) para os auditores com idade superior aos 60 anos, uma vez que estes estão inclusos no grupo de risco, sendo mais suscetíveis às complicações que podem ser causadas pelo Covid-19.

Também foram solicitadas máscaras cirúrgicas para os auditores que executam atividades internas na Sefaz, uma vez que os mesmos têm contato direto com o público, e também que seja avaliada a possibilidade do trabalho home office.

“Solicitamos tais medidas com intuito de prevenir os servidores que lidam com documentos e pessoas oriundas de toda parte do país. Temos certeza de que o secretário, ciente da situação de emergência em saúde em que vive o mundo, terá o bom senso de adotar tais medidas para nossos colegas no estado”, disse o presidente do Sindifiscal, Santiago de Almeida.

Prevenção

No Tocantins nenhum caso do novo coronavírus foi confirmado até o momento, mas três casos suspeitos estão sob observação.

Como forma de prevenção, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a lavagem das mãos com água corrente e sabão com frequência, e o uso do álcool de concentração 70% para higienização das mãos e ambientes.

Também é recomendado evitar locais de aglomeração e grande público, além do isolamento social em caso de sintomas suspeitos.