Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Além de movimentar a economia, gerando emprego e renda, as quadrilhas juninas têm papel fundamental no processo de aprendizado dos adolescentes e jovens de Palmas, como analisa o vereador Lúcio Campelo (Sem Partido). “Elas acolhem, revelam o quão é importante ter sintonia e respeitar as diferenças. Mostram que ter equilíbrio e dedicação é crucial para que determinadas decisões da vida alcancem êxito”, analisa.

Ainda de acordo com Lúcio, as juninas ocupam as mentes dos brincantes. “Todo humano enfrenta algum tipo de problema e vejo nas juninas uma grande oportunidade para ocupar a mente dos nossos adolescentes e jovens, proporcionando alegria e responsabilidade”, afirma.

A análise do parlamentar é reforçada por Bruna Martinovski, presidente da Pula Fogueira. “Nossa intenção, desde 2013 com o início da Pula Fogueira, sempre foi tirar os jovens da nossa comunidade de coisas ociosas. Proporcionamos atividade física e cultural para eles e, ao mesmo tempo, ocupamos a mente. Os pais ou responsáveis podem interagir, acompanhando seus filhos inclusive nas competições”, conta. Segundo ela, a junina estuda inserir mais atividades culturais: aulas de violão, bateria, dentre outros. “Mas são projetos futuros e que demandam investimento financeiro. Um dia a gente chega lá”, completa.

Para Ebinezer Filho, representante da Coração Caipira, o movimento junino distancia os jovens das drogas e da prostituição. “Seguimos normas e aconselhamos a todos. Expomos aos dançarinos a forma, estilo e amor ao São João e suas crenças”, afirma.

Coronéis da Sucupira

Na Coronéis da Sucupira, os brincantes - de 12 a 30 anos de idade -, desenvolvem atividades que os qualificam. “Damos oportunidades, buscando especializá-los para que ganhem um dinheirinho extra”, conta Raysuanni Paiva, representante da junina.

Segundo Raysuanni, as juninas desempenham papel de projetos sociais. “Danço quadrilha há 15 anos e vejo o quanto é importante o papel das juninas. A quadrilha já é um projeto social em si. Além do processo de inclusão, permite que os brincantes tenham oportunidade de qualificação, com o trabalho de solda, cenário, bordado, costura”, analisa.

Em junho acontece o Arraiá da Capital, grande festa junina aguardada por todos os brincantes palmenses.