Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Presidente da ATM, Jairo Mariano

Presidente da ATM, Jairo Mariano Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente da ATM, Jairo Mariano Presidente da ATM, Jairo Mariano

Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) adotou medidas em sinal de esforços aos governos e instituições públicas e privadas que vêm apresentando ações em enfrentamento ao grave problema de saúde pública global. A entidade têm orientado seus associados e fechará nas próximas semanas as dependências do Hotel ATM e da Sede Administrativa. Colaboradores deverão trabalhar de forma remota.

Nota Técnica

Incialmente, a ATM expediu uma NotaTécnica endereçada aos municípios associados, sobre como proceder administrativamente e estrategicamente diante da pandemia. A ATM prega aos gestores que tenham equilíbrio e responsabilidade na adoção de medidas de enfrentamento ao novo vírus, que também está circulando no Brasil. No documento é possível ainda observar orientações sobre suspensão de aulas, paralisações, monitoramento, entre outras medidas.

Portaria fecha Hotel e Sede

Nessa terça-feira, 17, a ATM expediu uma Portaria aos associados e colaboradores informando a determinação da diretoria em suspender por 15 (quinze) dias corridos, contados a partir da data de expedição, os atendimentos presenciais nas dependências do Hotel ATM e Sede Administrativa da ATM, ficando esses espaços fechados para atendimento ao público.

O documento determina ainda a possibilidade de revogar o prazo caso haja a necessidade, bem como orienta os colaboradores técnicos da ATM que atendam e trabalhem de forma remota (via telefonia e internet) as demandas dos associados, em trabalho de regime Home Office, ou seja, em casa.

Suspensão de Eventos

Ainda nessa terça-feira, a Associação endereçou Ofício Circular aos Municípios associados orientando sobre a suspensão e/ou cancelamento de eventos previstos para ocorrerem nos próximos 30 (trinta) dias, como festas em comemoração ao aniversário e/ou padroeiro do Município. A medida se aplica também as festas agropecuárias previstas para esse período.

Cautela e prudência

Segundo a ATM o cenário é de incertezas e a cautela e prudência devem ser adotadas. “Estamos vendo situações críticas ocorrendo em países asiáticos e europeus e precisamos antecipar nossas ações e prevenir um contágio em larga escala no Brasil. Para tanto, é fundamental as ações em nível municipal, logo a ATM orienta as gestões locais para a adoção de medidas que já vem sendo apresentadas em outros Estados”, finalizou o presidente da Associação e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.