Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ciente da necessidade de preservação de espécies no Lago de Palmas e em apoio à demanda de pescadores esportivos, o vereador Lúcio Campelo (Sem Partido) elabora Projeto de Lei para ações ambientais e estímulo da pesca recreativa na Capital. “Ao ser aprovado, buscaremos apoio dos deputados para que possamos emplacar junto ao Governo do Estado esta demanda, gerando uma cadeia de atuações nos municípios que integram o Lago”, defende.

O vereador, juntamente com o biólogo João Augusto Potenciano, participou de entrevista sobre o assunto nessa quarta-feira, 18, em rádio da Capital. Potenciano é pescador esportivo há 20 anos e busca, juntamente com a categoria, restringir a pesca profissional na área que compreende os Ribeirões dos Mangues e Santa Luzia. “Nos últimos anos temos encontrado com frequência a presença de pescadores profissionais até mesmo de outros estados utilizando equipamentos de pesca com grande poder de captura. Nossa ideia surgiu da necessidade de preservar o estoque pesqueiro, permitindo a multiplicação de espécies”, informou.

Na oportunidade, Lúcio manifestou apoio à ideia, apontando benefícios da pesca recreativa ao ecossistema e ao desenvolvimento econômico. “A pesca esportiva é um atrativo que agrega outras atividades e ao ser incentivada, com certeza, influenciará no turismo de Palmas, garantindo retorno econômico”, analisou.

Bom Para Todos

O Tocantins é propício à pesca esportiva, prática que tem crescido no Estado. Na visão do vereador Lúcio, precisa-se de equilíbrio. “Precisamos pensar em ações voltadas aos pescadores profissionais, para que não sejam prejudicados, contando com o apoio dos órgãos ambientais na fiscalização, e também pensar em ações voltadas ao desenvolvimento da pesca esportiva, com olhar no desenvolvimento turístico e econômico. Nesse processo, a preservação das espécies é o ponto principal a ser analisado”, concluiu.