Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Governo do Estado do Tocantins afirmou nesta quarta-feira, 25, que continuará mantendo as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus (covid-19) no estado, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), mesmo após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na noite desta terça-feira, 24, desautorizando medidas recomendadas pelo seu próprio ministério. Confira a nota na íntegra abaixo.

Segundo o Governo do Tocantins, medidas como antecipação de férias escolares, trabalho remoto para servidores, restrição de número de passageiros no transporte intermunicipal e o fechamento de empresas que não prestam serviços essenciais serão mantidas. “O Tocantins seguirá firme no propósito de manter a população livre do novo Coronavírus e conta com a parceria dos demais Poderes, dos municípios, dos órgãos de controle e, principalmente, com a população”, informa a nota da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

A Secom lembrou também que o Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar plano de contingência para a covid-19 junto ao MS, além de criar um comitê de crise antes da confirmação de casos no estado.

Prefeitura

A prefeitura de Palmas também reforçou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o que já havia dito a prefeita Cinthia Ribeiro: de que todas as medidas de prevenção serão mantidas no município de acordo com orientação da OMS e MS, descartando possibilidade de afrouxamento das ações de combate à propagação da covid-19 no município.

NOTA DO GOVERNO DO ESTADO

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, o governador do Estado do Tocantins. Mauro Carlesse, adotou e mantém várias medidas para proteger a população e evitar a propagação do novo Coronavírus no Estado.

O Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar o plano de contingência para a Covid-19. Foi também um dos primeiros estados a criar um comitê de crise formado por todos os poderes, órgãos de controle, forças de segurança e especialistas em saúde, para debater a antecipação de ações com o objetivo de minimizar os impactos da chegada da doença ao Estado.

O governador Mauro Carlesse decretou estado de calamidade pública, já aprovada pela Assembleia Legislativa, determinou a aquisição de seis mil testes rápidos para aferir a Covid-19 e também o reforço no estoque de equipamentos de proteção individual para assegurar aos profissionais da saúde as condições necessárias para atenderem a população.

O Chefe do Poder Executivo também determinou a antecipação das férias escolares e a entrega de kits de alimentos para as famílias dos alunos da rede estadual. E ainda, autorizou os Secretários de Estado a implantarem o trabalho remoto para os servidores, preservando principalmente os grupos de risco, mas também outros colaboradores que podem realizar o trabalho em casa. Restringiu o número de passageiros em 50% da capacidade dos veículos do transporte intermunicipal e recomendou aos municípios o fechamento de empresas que não prestam serviços essenciais. Nesta terça-feira, 24, o governador Mauro Carlesse assinou Medida Provisória proibindo por 90 dias o corte no fornecimento de água e energia elétrica.

O Governo do Tocantins também mantém em todos os meios de comunicação, mensagens de orientação à população para que fiquem em casa. O objetivo é evitar a propagação do novo Coronavírus, proteger a população e não permitir que haja um colapso na rede de atendimento em saúde no Estado.

O Tocantins seguirá firme no propósito de manter a população livre do novo Coronavírus e conta com a parceria dos demais Poderes, dos municípios, dos órgãos de controle e, principalmente, com a população.

Juntos, o Tocantins vai vencer a guerra contra o Coronavírus!