Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Protocolos de higienização das mãos foram redobrados nas unidades socioeducativas

Protocolos de higienização das mãos foram redobrados nas unidades socioeducativas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Protocolos de higienização das mãos foram redobrados nas unidades socioeducativas Protocolos de higienização das mãos foram redobrados nas unidades socioeducativas

Em continuidade as ações para conter a propagação ao novo Coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando uma série de ações de prevenção a Covid-19 nas unidades socioeducativas do Estado com o objetivo preservar a saúde de servidores e de adolescentes tutelados.

Entre as principais medidas estão a suspensão de visitas nas unidades, a entrega e solicitação de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a interrupção das atividades escolares e de transferências estaduais e interestaduais dos adolescentes. Além disso, também foi solicitado junto ao poder judiciário, que os adolescentes em semiliberdade cumpram a medida socioeducativa em casa durante esse período de pandemia.

O gerente do Sistema Socioeducativo da Seciju, Jardel Alves, conta que também foram repassadas orientações em relação à chegada de novos socioeducandos nas unidades. “Além das medidas já tomadas, também foi orientado aos servidores que atuam nas unidades socioeducativas que isolem os adolescentes que porventura venham a chegar às unidades, a orientação é que fiquem em alojamentos diferenciados dos demais”, explicou.

O assessor técnico que atua no Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo, Pedro Souza, destaca que iniciativas como essas são essenciais para combater a difusão do Coronavírus dentro das unidades socioeducativas. “Essas ações têm o objetivo de minimizar os danos dentro das unidades socioeducativas, promovendo o autocuidado, mantendo a higiene e o bem-estar, com vistas à manutenção da saúde dos adolescentes que se encontram internados”, afirmou.

Conscientização

Com intuito de conscientizar quanto à importância de ações preventivas para a contenção da Covid-19, foi elaborada nota técnica para guiar os servidores do Sistema Socioeducativo. “Os servidores estão sendo orientados sobre os cuidados essenciais de higiene, e sobre como se portar nesse quadro de pandemia dentro das unidades socioeducativas, efetivando o fluxo de trabalho”, afirmou o assessor técnico. Além disso, os socioeducandos também receberam orientações acerca de protocolos de cuidado pessoal.

Jornada de trabalho

Para preservar a saúde dos servidores que atuam nas unidades socioeducativas, também foram tomadas decisões em relação às atividades desenvolvidas nas unidades. De acordo com o gerente do Sistema Socioeducativo algumas alterações foram feitas em relação à jornada de trabalho dos servidores. “Estamos realizando modificações nos regimes de plantão com intuito de diminuir a probabilidade de propagação do Coronavírus. Quanto menor o número de pessoas, menor será o risco”, enfatizou o gerente.