Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues Equipes durante videoconferência do Consórcio Brasil Central Equipes durante videoconferência do Consórcio Brasil Central

A piscicultura do Tocantins terá mais um reforço para o fortalecimento do setor. Trata-se do projeto piloto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que será desenvolvido na cadeia da piscicultura.

O assunto foi abordado nesta quarta-feira, 15, em videoconferência entre os estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central, os quais vão desenvolver o projeto piloto. Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram da videoconferência.

Em decorrência da situação da pandemia da Covid-19, o projeto iniciará com o desenvolvimento de um aplicativo de gestão com plataforma de diagnóstico, avaliação e acompanhamento de gestão das propriedades rurais, inicialmente para os piscicultores  mas  pode ser expandido para outras atividades agropecuárias. Na avaliação do secretário-executivo da Seagro  Adenieux Santana, o aplicativo vai agregar valor ao projeto piloto. “Acreditamos que a metodologia de ATER auxiliada com ferramentas importantes como o aplicativo, vai promover o sucesso do agricultor de maneira geral”, enfatizou.

O diretor de Assistência e Extensão Rural do Ruraltins  Kin Gomides destaca a plataforma do appp. “O aplicativo é bastante pertinente  pois estamos caminhando para uma ATER 4.0 – tecnologia avançada. Com a plataforma podemos ter  um histórico de informações e distribuir o conteúdo de forma muito rápida, alcançando um público que ainda não tem despertado para  a importância de melhor gerenciar a sua propriedade, numa visão mais empresarial nas pequenas e médias propriedades rurais”,  explicou.

Por sua vez, o zootecninista da Diretoria de Aquicultura da Seagro Tiago Tardivo, o aplicativo vai auxiliar o trabalho realizado na extensão rural. “Será uma excelente ferramenta de gestão e apoio junto aos produtores”, considerou.

Para o gerente de Aquicultura do Ruraltins  Andrey Costa, o app  vai aproximar  o técnico do agricultor e reduzir o custo da assistência técnica presencial. “A ida de um técnico até o agricultor pode ser substituída por informações via o app. É claro, que a assistência técnica presencial continua  mas de maneira  mais econômica”, pontuou.

Consórcio

O Consórcio Brasil Central é formado pelos estados do Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Maranhão. A criação do consórcio entre os cinco estados e o Distrito Federal foi resultado de reuniões ocorridas durante o Fórum de Governadores do Brasil Central em Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Palmas (TO), em 2015.