Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA) deflagrou e concluiu nas primeiras horas da manhã deste sábado, 9, a operação “Carro de Luxo” para desarticular uma associação criminosa responsável pelo furto de dezenas de veículos de luxo nesta capital, principalmente os da marca Toyota Hilux e L200. Foram presos três indivíduos por força de mandado de prisão preventiva e flagrante.

Segundo o titular da DRFRVA, delegado Rossílio Souza Correia, o grupo atuava em Tocantins desde o ano de 2018. Naquele ano, conforme relata o Delegado, foram subtraídas mais de 15 camionetes de luxo, tendo sido usado para consumar os crimes o mesmo “modus operandi”, qual seja, por meio de um aparelho chamado “modulo” (aparelho com a finalidade de substituir sistema eletrônico original e como consequência fragilizar todo sistema de segurança do veículo, inclusive o CODE).

Com o uso do “modulo”,  o grupo conseguia ligar as camionetes e, depois era usado um outro aparelho denominado “capetinha” cuja função era bloquear qualquer tipo de sinal de GPS, para que o veículo não fosse rastreado. Após o furto, as camionetes eram colocadas em “quarentena” ( custodiadas por alguns dias em um lugar ermo) e em seguida levadas para o Estado do Pará e circunvizinhos, onde eram clonadas e alienadas a receptadores.

Conforme as investigações, nos últimos 30 dias o grupo participou efetivamente do furto de pelos menos três camionetes de luxo na Capital, sendo uma no dia 9 de abril (furtada no Estacionamento de uma grande rede de Supermercados no centro de Palmas); outra furtada em 28/04/2020, no estacionamento em frente a um banco institucional e uma terceira, furtada nesta sexta-feira, 8, por volta das 19 horas, no estacionamento do Hospital Geral de Palmas (HGP), durante o monitoramento dos investigadores.

O grupo tem base interestadual nos estados do Ceará e do Pará, sendo sua principal sede instalada na cidade de Conceição do Araguaia. O delegado Rossílio relata que, após meses de investigação, de caráter sigiloso, por meio de interceptações telefônicas, os policiais monitoraram toda a movimentação do grupo, inclusive, nesta madrugada, em tempo real, quando depois de furtar a camionete Hilux, ano 2019, do estacionamento do HGP, levaram o veículo para um lugar afastado no Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, onde a camionete foi apreendida pelos policiais.

Apoio

A operação contou com o apoio da 1ª e da 4ª Delegacia de Polícia da Capital; da 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos de Palmas (1ª Denarc); equipe do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE) e policiais militares de Couto Magalhães.  Além do titular da DRFRVA, delegado Rossílio Souza Correia, a operação foi comandada pelos delegados Anderson Casé e Ricardo Real. “Com a prisão dessa quadrilha, esperamos que os furtos de veículos possam diminuir sobremaneira nesta capital”, afirmaram os delegados.