Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O coordenador do Centro Judiciário de Conciliação do Tocantins (Cejuc/TO), juiz federal Walter Henrique Vilela Santos, publicou nesta última segunda-feira, 11, a Portaria 10221580 que instituí a realização de audiências de conciliação não presenciais, por meio da internet, no âmbito da Justiça Federal no Tocantins. A determinação foi motivada pelas medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.  

Para a realização das audiências, deverá ser utilizado o aplicativo Microssoft TEAMS, “ou outra plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo”. Serão respeitadas várias etapas descritas na Portaria 10221580, como a realização de contato prévio, necessidade de manifestação de interesse das partes na participação das audiências não presenciais, entre outras.

No texto da Portaria, o magistrado explica que a medida foi adotada considerando-se a necessidade de "adoção de rotinas e fluxos de trabalho visando a uma atuação célere, eficiente e conciliatória dos processos encaminhados”, ao Cejuc/TO para a realização de audiência de conciliação.