Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Os promotores de Justiça que participaram da reunião online realizada esta semana pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) demandam a necessidade de estruturação de UTI em Augustinópolis para tratamento específico dos casos de Covid-19 na região do Bico do Papagaio.

Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Caosaúde, Araína Cesárea D’Alessandro, os promotores relataram a preocupação com o número crescente de infectados e óbitos apresentados no Boletim Epidemiológico da Covid-19 divulgado pelo Governo do Tocantins. “Somente as UTIs do Hospital Regional de Araguaína e do Hospital Dom Orione não serão suficientes para atender toda a demanda de pacientes com a Covid-19 nesta região”, observou.

Dos 932 casos confirmados com a Covid-19 no Boletim divulgado nessa quarta-feira, 13, 562 foram notificados na Região Norte, sendo 115 na Região do Bico do Papagaio. E dos 21 óbitos registrados pelo Boletim, 12 aconteceram em municípios da Região Norte, dos quais nove ocorreram no extremo norte do Estado.

Para o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, a disparidade entre os casos notificados e o alto índice de mortes no Bico do Papagaio sinaliza que há subnotificação de casos nesses municípios. Os promotores devem avaliar quais medidas podem ser tomadas por parte do Estado visando à estruturação de leitos de UTI para a Covid-19 no Hospital Regional de Augustinópolis.

Participaram da reunião as promotoras de Justiça Juliana da Hora Almeida, da 2ª PJ de Araguatins, e Laryssa Santos Machado Filgueira Paes, da PJ de Xambioá; e os promotores de Justiça Leonardo Gouveia Olhe Blanck, da 5ª PJ de Araguaína, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, da PJ Augustinópolis, e Rui Gomes Pereira da Silva Neto, da PJ de Ananás. A reunião contou ainda com a participação dos servidores do MPTO Alane Torres de Araújo Martins e Fáustone Bandeira M. Bernardes.