Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Taxa de ocupação dos hospitais particulares no Estado ainda está baixa segundo Sindessto

Taxa de ocupação dos hospitais particulares no Estado ainda está baixa segundo Sindessto Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Taxa de ocupação dos hospitais particulares no Estado ainda está baixa segundo Sindessto Taxa de ocupação dos hospitais particulares no Estado ainda está baixa segundo Sindessto

O crescimento exponencial de pacientes diagnosticados com Covid-19 no Tocantins acende o alerta sobre a quantidade de leitos, principalmente UTI’s, para tratamento dos pacientes que necessitarem de internação. Atualmente, 82 pessoas no Estado estão hospitalizadas, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A secretaria não especificou quantos estão em UTI.

Em outros estados, a curva crescente de infectados, a não conscientização de parte da população que se recusa a cumprir o isolamento social, e a falta de preparo dos governos para atender a alta demanda, fez com que o sistema de saúde entrasse em colapso, suscitando a proposta de se criar uma fila única para atender pacientes de Covid-19.

A proposta define que a fila de espera por leitos de UTI em situações de emergência, como a atual, seja a mesma tanto na rede pública, quanto na privada.

Até agora, a quantidade de UTI’s disponíveis no Estado ainda não foi saturada. Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI, sendo 32 leitos isolados especificamente para pacientes de Covid-19. A maioria desses leitos (16) está no Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade de referência para casos moderados e graves da doença.

Os hospitais de campanha, anunciados pelo próprio governo e que acrescentariam 200 novos leitos no Tocantins, sendo 100 em Palmas, 50 em Araguaína e 50 em Gurupi, ainda não saíram do plano das ideias.

Particular

Já na rede privada, de acordo com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Tocantins (Sindessto), “a taxa de ocupação dos hospitais particulares no Estado ainda está baixa, mas vem crescendo desde o início desta semana”, informou a entidade em nota enviada ao Conexão Tocantins.

A entidade posicionou-se de forma contrária à proposta de criação de uma fila única. “Na prática, a medida não funciona já que ao receber os enfermos em seus estabelecimentos, os mesmos têm gastos com insumos e mão de obra e não há clareza e posicionamento, por parte do governo federal, sobre quem pagaria esta conta”, justificou.

O Sindessto informou ainda que está de acordo com o posicionamento da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), segundo a qual, a medida poderia colapsar tanto o sistema privado, responsável pelo SUS, quanto o privado que atende cerca de 47 milhões de pessoas em todo o país.

Financeiro

Segundo a entidade, os hospitais privados no Tocantins começam a sentir impactos financeiros por causa da crise provocada pela pandemia. De acordo com o Sindessto, as unidades perceberam um aumento de até 1000% no preço de alguns insumos médicos.

Os atrasos nos pagamentos devidos pelos planos de saúde, como o Plansaúde do governo, e a baixa taxa de ocupação devido ao cancelamento de cirurgias eletivas, também têm contribuído para agravar a situação financeira dos hospitais particulares.

“No momento a realidade dos hospitais e clínicas particulares no Tocantins é preocupante, já que o caixa das instituições está comprometido devido aos atrasos no pagamento por parte dos principais planos, ou seja, as unidades de saúde, além de estarem na linha de frente de combate à Covid-19, também já sentem as consequências econômicas da crise do novo coronavírus”, afirmou.

Conexão Tocantins questionou a Secretaria Estadual de Saúde a respeito da quantidade de pacientes internados em UTI’s públicas e particulares no estado, e também a taxa de ocupação de leitos e a média de tempo que um paciente precisa ficar internado até sua recuperação. Aguardamos resposta.