Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Pesquisador Eduardo Varela fez a entrega dos materiais para a representante do Lacen-TO

Pesquisador Eduardo Varela fez a entrega dos materiais para a representante do Lacen-TO Foto: Eric Arthur Routledge

Foto: Eric Arthur Routledge Pesquisador Eduardo Varela fez a entrega dos materiais para a representante do Lacen-TO Pesquisador Eduardo Varela fez a entrega dos materiais para a representante do Lacen-TO

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) vai se unir a outros centros de pesquisa da empresa de várias partes do País para contribuir no combate ao novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da covid-19. Esta sexta-feira, 29, a Unidade emprestou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) uma centrífuga e insumos, tais como álcool etílico absoluto, 12 mil ponteiras para análises de PCR, swabs (coletores de amostra) estéreis, tubos falcon (usados na análise de PCR) e pipetas.

“A centrífuga que emprestaremos dará apoio para preparação de amostras, aumentado em 30% a capacidade do Lacen-TO para análise da Covid-19. Vamos contribuir justamente nessa etapa, que tem sido um gargalo para o laboratório”, afirmou o chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Freitas. Segundo ele, o centro de pesquisa conta atualmente com três centrífugas e o empréstimo de uma delas não prejudicará o andamento dos trabalhos da Unidade.

Iniciativa vem atender orientação do Ministério da Agricultura

No último dia 24 de março, a Embrapa divulgou uma nota relatando que seus centros de pesquisa colocaram à disposição do Governo Federal sua estrutura de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. 

A contribuição atende orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. 

Até o momento, os laboratórios da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) receberam dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública a certificação oficial para fazer testes. Outros três laboratórios estão prestes a receber a certificação ou habilitação: os da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

No entanto, a Embrapa não prestará o serviço de testes laboratoriais da Covid-19 diretamente para pessoas físicas ou instituições particulares. Caberá às instituições públicas da área de saúde o atendimento ao público para, posteriormente, encaminhar para a Embrapa as amostras para exame. 

A capacidade instalada na Embrapa indica a possibilidade de uso de até 55 de seus laboratórios. As estruturas são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível, a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.