Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) emitiu nota técnica aos 139 municípios tocantinenses, com orientações gerais sobre os cuidados nos serviços de imunização da população, em decorrência da Covid-19. O Documento faz uma análise da situação atual e segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

“Torna-se essencial trabalhar mecanismos que estimulem ou melhorem a imunidade da população, em especial as pessoas com maior vulnerabilidade, por pertenceram a grupos considerados de risco para a contrair a doença em questão. Nesses aspecto, a imunização é imprescindível e a realização dela com segurança é vital”, declarou a titular da SVS, Perciliana Bezerra.

Dentre as recomendações estão: a definição de estratégias, por parte dos municípios, considerando o cenário atual de transmissão da Covid-19 e a capacidade instalada disponível; manutenção dos serviços de vacinação ativos, em virtude da circulação de outras doenças imunopreveníveis no país; a continuidade da vacinação dos recém-nascidos como prioridade; adoção de todas as medidas de proteção para os profissionais de saúde e população, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); planejamento com suas equipes de saúde, estratégias de vacinação da população evitando aglomerações nos serviços, dentre outras.

“Sabe-se que graças a altas coberturas vacinais a população estará mais protegida, os serviços de saúde como Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais estarão menos sobrecarregados com pacientes acometidos por doenças imunopreveníveis e, estes, na ocorrência de terem histórico vacinal presente, estarão com maior proteção contra outros agravos de maior gravidade”, diz a nota.

A nota completa está à disposição em anexo abaixo.