Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: lávio Cavalera

Foto: lávio Cavalera

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu na manhã desta sexta-feira, 05, a visita da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Tocantins, Ana Paula Setti Nogueira. Durante o encontro com o secretário, ela apresentou o balanço da situação do setor de bares e restaurantes do Estado, após os três meses de fechamento desses estabelecimentos por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A presidente da Abrasel solicitou apoio do governo do Estado para socorrer esses estabelecimentos, por meio de linhas de créditos, a fim de manter o funcionamento dos bares, restaurantes e os empregos. Segundo Ana Paula Setti Nogueira, o setor está sendo o mais impactado pela crise da Covid-19. “O segmento foi um dos primeiros a parar com a atividade devido à pandemia, desde o dia 18 de março, após a publicação do decreto municipal. Por conta disso, já houve um número grande de demissões. Só em Palmas, o setor emprega mais de 6 mil pessoas e mais de 1.200 pessoas já foram demitidas”, relatou.

A presidente da Abrasel informou ainda que na capital existem 2.357 estabelecimentos entre bares e restaurantes, sendo que neste período de crise, 40% dos estabelecimentos encerraram as atividades. No Estado, são cerca de 12 mil estabelecimentos. “Estamos aguardando ansiosos a reabertura das atividades”, destacou.

Na ocasião, o secretário ouviu as demandas da presidente da Abrasel e falou das instalações da Sala de Suporte Empresarial, que foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. O espaço foi disponibilizado para atender a classe empresarial, nesta quinta-feira, 04, na sede da SICS, em Palmas. “O governador Mauro Carlesse entende a importância do setor de bares e restaurantes na geração de emprego e renda, e busca medidas que garantam a manutenção dessas atividades”, reiterou.