Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudantes inscritos na Obmep contam com vasto material para estudos e pesquisas

Estudantes inscritos na Obmep contam com vasto material para estudos e pesquisas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estudantes inscritos na Obmep contam com vasto material para estudos e pesquisas Estudantes inscritos na Obmep contam com vasto material para estudos e pesquisas

A comissão organizadora da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) anunciou o adiamento das provas, por causa da pandemia da Covid-19. A prova da primeira fase, que iria ser realizada no primeiro semestre, foi transferida para o dia 22 de setembro, e a prova da segunda fase tem a previsão de ser realizada em 27 de março de 2021.

Todas as informações sobre as novas datas e, bem como sobre a realização das provas estão disponíveis no site da Olimpíada (http://www.obmep.org.br/). O resultado final da olimpíada está previsto para ser divulgado em junho do próximo ano.

Os estudantes que vão participar da edição 2020 da Obmep já realizaram suas inscrições. Este ano, a competição bateu recorde no número de municípios participantes, com 5.561 inscritos e contabilizou 99,84% das cidades brasileiras participando da Obmep. Ao todo, estão inscritos 17.729.451 estudantes provenientes de 51.932 instituições de ensino públicas e privadas. Participam da olimpíada alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A organização da competição disponibilizou um vasto conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas. São videoaulas, banco de questões, simulados, apostilas e provas de anos anteriores, além de sugestões de links para o aprimoramento dos estudos.

A Obmep é realizada desde 2005, com o objetivo de descobrir talentos para a Matemática e contribuir para estimular o estudo da disciplina. A olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).