O Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins deve votar na noite desta quarta-feira, 10, duas solicitações do Executivo estadual para contratar operação de crédito que somam R$ 300 milhões. Antes de ir a Plenário, porém, os textos ainda precisam ser aprovados pela Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.
Os dois pedidos de autorização de crédito de R$ 150 milhões cada, junto ao Banco do Brasil e Banco de Brasília (BRB), destinam-se, respectivamente, à duplicação da TO-080, entre o distrito de Luzimangues (Porto Nacional) e Paraíso do Tocantins, e à construção da nova ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional.
O presidente da Comissão, Elenil da Penha (MDB), explica que os dois projetos chegaram a ser discutidos na noite dessa terça-feira, 9, mas as votações foram adiadas em função de pedidos de vista. "Mais de um deputado pediu [vistas] dos processos, como são matérias (que tramitam em regime) de urgência, eles têm 24 horas para devolvê-las, mas se as devoluções forem feitas antes, poderão ser apreciadas".
Os deputados Junior Geo (PROS), Olyntho Neto (PSDB) e Vilmar de Oliveira (SD) pediram vistas do pedido de autorização para contratação de crédito junto ao Banco do Brasil para duplicação da TO-080. Vilmar e Geo pediram vistas também do projeto por meio do qual o Governo solicita autorização de empréstimo para a construção da ponte de Porto Nacional. Os pedidos foram feitos por volta das 20h30 da terça-feira.