Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Após receber críticas e reclamações, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), voltou atrás e decidiu revogar o decreto publicado no Diário Oficial do Município (Domp) desta quarta-feira, 10, que criou um comitê consultivo de igrejas cristãs. “Estamos revogando imediatamente o decreto 1.907 e buscaremos o formato mais adequado para ampliar essa representação. As portas da gestão estão abertas, e meu coração também é livre para reconhecer que nem sempre o curso escolhido, é o mais assertivo. Convite aberto!”, manifestou a prefeita.

De acordo com o decreto, o Comitê Municipal de Igrejas Cristãs (Comic) seria um órgão de caráter consultivo, vinculado ao gabinete da prefeita, e deveria “ser consultado nas questões relacionadas às políticas públicas de educação, de saúde, de habitação, de regularização fundiária e sociais, inclusive ao orçamento”, informa o texto.

Composto unicamente por representantes de 6 igrejas evangélicas e católica, o decreto logo gerou revolta entre os seguidores da prefeita. “É inconstitucional. O Estado é laico, como instituições religiosas irão tratar de Saúde, educação e inclusive orçamento? Absurdo! Além de não ter verificado todos os seguimentos religiosos no texto, óbvio! Que a sociedade civil se mobilize contra”, escreveu um seguidor da prefeita no Twitter.

“Religião não é parte do Estado, há muito tempo. Você aguentar o lobby é uma coisa, institucionalizar ele, outra totalmente diferente”, manifestou outro seguidor.

De início, ainda defendendo o decreto, a prefeita havia dito que incluir os segmentos no religiosos no debate político seria “extremamente necessário.Principalmente por entendermos que o momento que atravessamos mexe com nosso corpo, mente e espírito”, escreveu a gestora.