Pensando na pandemia covid-19, do novo coronavírus, que trouxe consistente mudança, o Núcleo de Gravura do Tocantins (Nugrato) promove a exposição virtual “(Im)pressões Latinas: exposição de gravuras em sítio”.
“(Im)pressões Latinas” busca evidenciar, através dos trabalhos artísticos, a maneira como artistas latino-americanos estão lidando com o cotidiano pandêmico. “É quase como se os artistas fossem as próprias matrizes, que ante a tantas pressões, não cedem e ao mesmo tempo multiplicam suas próprias impressões sobre a vida”, pontuou, Tiago Beraldi, curador e integrante do Nugrato.
A exposição reúne 41 artistas gravadores da Argentina, Brasil, México, Uruguai e Venezuela que apresentam gravuras nos mais variados temas. O artista visual, Vone Petson, também integrante do Nugrato, contou que a mostra surgiu como uma necessidade do núcleo de gravuras em divulgar a técnica das gravações e também proporcionar um intercâmbio com outros gravadores. “A exposição colocou nosso grupo em contato com artistas de vários países latinos e com suas técnicas e isto torna-se uma troca muito rica”, destacou Petson.
Vale ressaltar que a escolha das produções artísticas da América Latina é uma maneira de trazer essa produção para o protagonismo dos processos de produção em arte. Pablo Marquinho, outro curador da mostra, esclarece que a ideia da exposição foi desenvolvida de forma colaborativa, no que se refere à sua concepção, produção e organização. “A curadoria foi bastante plural. Buscamos fazer com que as obras tivessem relação entre si. Cada integrante do Nugrato fez suas pré seleções e juntos escolhemos as obras que contemplam a pluralidade das poéticas apresentadas pelos artistas participantes”, frisou.