Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Hospital Regional de Araguaína (Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta sexta-feira, 19, que há 28 casos de pacientes com covid-19 no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Esses pacientes deram entrada na unidade por outras doenças e acabaram contraindo o novo coronavírus dentro da unidade. Segundo a SES, eles são acompanhados pelos médicos “de suas patologias de base, associando-se às intervenções/prescrições assistenciais da covid-19 pelo protocolo vigente. Em eventuais casos de urgências ou emergências com os mesmos, é acionado também o médico assistente do Pronto Socorro”, informou.

Nesta quinta-feira, 18, um documento interno assinado pelo diretor técnico do HRA foi divulgado por pacientes do hospital. No comunicado o diretor informa aos colegas que há pacientes suspeitos e positivos para covid-19 nas alas do hospital. “Estes pacientes [...] adentraram no HRA por suas patologias de base não covid-19, foram contaminadas e muitos encontram-se assintomáticos ou com sintomas de covid-19, porém precisam ser assistidos por suas patologias diariamente, assim como a assistência para os sintomas de covid-19”, informa o documento.

A SES informou que, como Araguaína é o epicentro da pandemia no estado, e pela situação de transmissão comunitária, é normal que o HRA receba pacientes com covid-19, “uma vez que a literatura é pacífica em afirmar que em 80% dos casos, os pacientes não apresentam sintomatologia (assintomáticos)”, justifica.

Ainda de acordo com a secretaria, a equipe multiprofissional do HRA avalia o quadro de saúde dos 28 pacientes nessas condições para formalizar pedido de transferência para uma unidade hospitalar para assistência em leitos clínicos, uma vez que o HRA é referência, momentaneamente,  para pacientes graves (perfil indicativo de UTI).

Documento assinado por diretor do HRA foi fotografado e divulgado por pacientes da unidade (Reprodução)