Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O prazo de cadastramento eletrônico para eleitores e candidatos ao Conselho de Políticas Públicas Culturais do Estado (CPPCE) termina nessa sexta-feira, 10. A reativação é conduzida pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio de sua Superintendência de Cultura. Serão escolhidos 28 membros, sendo 14 representantes do Poder Público e 14 da Sociedade Civil.

Os interessados devem acessar o link eleicao.cultura.to.gov.br. Dúvidas sobre o cadastro serão respondidas pelo e-mail comissao@cultura.to.gov.br, telefone ou whatsapp (63) 99294-4921. A divulgação do resultado final e posse dos conselheiros ocorrerá em agosto.

“O governador Mauro Carlesse entende que a reativação do Conselho é uma demanda da classe cultural e artística do Estado; desde o ano passado trabalhamos para criar as condições necessárias para que este processo eleitoral ocorra da forma mais democrática, por isso é fundamental a participação da sociedade civil”, esclareceu o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra.

O gestor esclarece ainda que, tanto o conselho estadual quanto os municipais são imprescindíveis para o direcionar a aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural 14.017 (Lei Aldir Blanc).

O Conselho

O Conselho de Políticas Públicas Culturais do Estado (CPPCE) é o órgão que institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais.

Sua formação contará com representantes - titulares e suplentes - dos segmentos de Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Música, Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo; Literatura, Livro e Leitura.

Cronograma - processo eleitoral

Ação

Data

Cadastramento eletrônico para os eleitores e candidatos.

22 de junho a 10 de julho

Divulgação do resultado preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

17 de julho

Prazo para impugnação do resultado preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

20 e 21 de julho

Divulgação do resultado das impugnações e da relação final com o nome dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

24 de julho

Período para votação.

27 e 28 de julho

Divulgação do resultado preliminar dos candidatos eleitos.

31 de julho

Prazo para impugnação do resultado preliminar dos candidatos eleitos.

03 e 04 de agosto

Divulgação do resultado das impugnações.

07 de agosto

Divulgação do resultado final da eleição.

12 de agosto

Nomeação e Posse dos Conselheiros.

28 de agosto