Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Mais 24 prefeituras receberam nesta quinta-feira, 9, do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e do vice-governador Wanderlei Barbosa, as chaves e a documentação do maquinário pesado, que conforme os prefeitos será utilizado principalmente, na recuperação das estradas vicinais e na construção de açudes em pequenas propriedades. Até o momento, 122 prefeituras já receberam os equipamentos.

Ao conversar com os prefeitos e ouvir dos mesmos como o maquinário será utilizado, o governador Mauro Carlesse reiterou a satisfação em poder contribuir para melhoria da infraestrutura de cada cidade. “O mais importante é que quem será beneficiado mesmo é a população, seja da zona rural ou da zona urbana. São os produtores que precisam de estradas com condições boas de trafegar para escoar seus produtos; os alunos que, no retorno às aulas, vão ter mais segurança no deslocamento até a escola; e a população da cidade, que vai receber suas melhorias também na infraestrutura urbana”, afirmou o Chefe do Executivo.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou o perfil municipalista da gestão. “O Governo do Tocantins, juntamente com sua bancada federal, mesmo em tempo de pandemia, não tem medido esforços para levar recursos, disponibilizar cestas básicas para quem precisa, ou ainda, viabilizar máquinas como essas que vão melhorar a infraestrutura dessas cidades. E a gente vê a alegria de todos os prefeitos que sabem que podem contar com essa gestão municipalista”, frisou.

Acesso aos assentamentos

É consenso entre os prefeitos de que, apesar das generosas chuvas neste ano, que ajudaram a agricultura, elas causaram danos à malha viária, principalmente às estradas vicinais, sendo o período de estiagem o momento ideal para realizar a manutenção. “A nossa principal demanda é atender as estradas que depois do período chuvoso intenso ficaram muito debilitadas. Nós temos duas máquinas que já estão bem sucateadas e o município não tem condições de adquirir uma máquina nova. Então é de grande ajuda essa máquina agora. Vamos atender os produtores com a demanda de abertura de açude para dar água ao gado ou fazer um pequeno criatório”, disse a prefeita de Barra do Ouro, Lena Oliveira.

Segundo o prefeito de Aguiarnópolis, Ivan Paz, a prioridade é a das estradas que dão acesso aos assentamentos. “É uma máquina importante, vamos juntar com a outra que temos lá, e usar tanto na zona rural quanto na urbana. A zona rural é um pouco extensa, temos os assentamentos Coco, Varjão, Chupé, Dois Irmãos, Vitória, assim como outros, e todos serão beneficiados”, pontuou.

O prefeito de Pium, Valdemir Barros, afirmou que vai priorizar a construção de represas para ajudar o produtor na criação de animais. “Vamos priorizar assentamentos para fazer represas que servirão para a criação de peixe e gado, e também vamos recuperar as estradas com cascalhamento. As máquinas são de suma importância para o município. Mesmo com o problema da pandemia, Estado e municípios não podem parar, têm que fazer outras ações, continuar trabalhando e combater a Covid-19”, ressaltou.

Atender os assentamentos Baião, Revolução, Firmeza e Xobó, além da rota do transporte escolar, é prioridade para o prefeito de Chapada da Natividade, Joaquim Urcino. “Chegou em boa hora, a gente agradece ao Governo do Estado e à bancada federal por terem viabilizado essas máquinas para os municípios. Meu povo fica feliz com mais esse apoio. Nós estamos nesse momento preparando as estradas vicinais para o retorno às aulas em agosto e esta máquina chega em uma boa hora, porque vai ajudar no encascalhamento dessas rodovias vicinais”, destacou.

Devolvendo à esperança

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, falou da importância do pequeno produtor no abastecimento da cidade e que a recuperação das estradas vicinais devolve a esperança dos mesmos por melhorar as condições de escoamento da produção. “Temos gado de corte, a soja está entrando a todo vapor, mas a agricultura familiar é a mola mestre. É o legume, a hortaliça, o frango, o porco, tudo isso no cotidiano do pequeno e do médio, resulta na fartura da mesa do nosso povo. Em tempos de pandemia, de muita dificuldade, essas máquinas vêm somar e dar esperança para a população, porque se for para pagar uma hora de uma máquina dessa, o pequeno produtor não dá conta, e quando a gente coloca à disposição, é um sonho que se realiza em cada propriedade tanto na zona rural quanto nos assentamentos”, informou.

Fomento ao turismo

O prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues, lembrou que as belezas do Jalapão estão distribuídas entre Ponte Alta, Mateiros e São Félix e que trabalhar de forma integrada ajuda no desenvolvimento do turismo. “Por sinal, o último inverno foi muito bom, graças a Deus, mas acabou que estragou as estradas vicinais. Então, eu agradeço ao Governo do Estado e à bancada federal por estar contemplando os nossos municípios com essas máquinas para poder arrumar nossa malha viária e dar condições para os pequenos produtores transportarem seus produtos. Precisamos dessa parceria para que nossos turistas venham e voltem em paz com boa trafegabilidade”, destacou.

Presentes

Participaram da cerimônia de entrega do maquinário nesta quinta-feira, 9, os prefeitos de Aguiarnópolis, Ivan Paz; Angico, Deusdete Pereira, o Nego D’água; Bandeirantes do Tocantins, José Mário; Barra do Ouro, Raimunda Virgilene, a Lena; Bernardo Sayão, Maria Benta, a Dona Bentinha; Brasilândia do Tocantins, Ricardo Dias; Campos Lindos, Jessé Caetano; Chapada da Natividade, Joaquim Urcino; Figueirópolis, Fernandes Rodrigues; Ipueiras, Caio Augusto; Itapiratins, Sandro Souza; Luzinópolis, Gustavo Novato; Maurilândia do Tocantins, Leoneide Sobreira; Muricilândia, Alessandro Borges; Oliveira de Fátima, Gesiel Santos; Pium, Valdemir Barros; Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues, o Kleber do Sacolão; Porto Alegre do Tocantins, Rennan Cerqueira; Santa Fé do Araguaia, Oídio Gonçalves; São Bento do Tocantins, Ronaldo Parente; e Tabocão, Wagner Farias, o Vaguim do Valdomiro; além do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Novo Jardim, João Luís Moraes; do secretário de Transportes de Dois Irmãos, Jaildo Costa Silva; e da secretária da Fazenda de Tupirama, Nágila Poliana.