Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O inverno chegou com tudo no País, trazendo uma queda na temperatura e um desejo de se assistir a filmes que acompanhem esse clima mais frio - e as opções são vastas e bastante variadas entre gêneros e estilos da Sétima Arte, no geral.

Para ajudar a atravessar o período frio, uma seleção de filmes disponíveis na SKY para acompanharem as cobertas e bebidas quentes, e que melhor captam a atmosfera do frio e do inverno gelado. Uma combinação certeira.

Confira abaixo a lista com 11 filmes para se aquecer nas cobertas com a chegada do inverno.

Os Oito Odiados

A fase faroeste de Quentin Tarantino atinge seu ápice com esse suspense regado a humor ácido e paranoia, que gira em torno de oito estranhos que precisam se isolar em uma cabana no meio de uma nevasca. Perfeito para acompanhar um café bem quente.

O elenco de peso conta com Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Bruce Dern, Tim Roth, Walton Goggins e Michael Madsen, todos afiados com o diálogo magistral de Tarantino, e também a surpreendente violência gráfica.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Depois de filmes cada vez mais sombrios e pesados, a saga Harry Potter dá uma pequena relaxada para que os dramas adolescentes e romances pudessem ter destaque em seu sexto filme - um dos melhores de toda a saga da Warner Bros.

O que torna O Enigma do Príncipe perfeito para se assistir no inverno é justamente o clima frio do longa, bem traduzido pela fotografia que valoriza a temperatura baixa da história. A mistura de ternura e trevas oferece o equilíbrio perfeito.

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum

O inverno castigante da Nova York dos anos 60 é um cenário fantástico para acompanhar a trajetória de um músico de folk fracassado, que enfrenta situações bizarras e hilárias neste excelente e peculiar filme dos irmãos Joel e Ethan Coen.

Oscar Isaac vive o Llewyn Davis do título, garantindo uma experiência imprevisível e divertida em sua desventura musical, que ainda traz Justin Timberlake, John Goodman, Adam Driver e Carey Mulligan. Conta com uma ótima trilha sonora.

Fargo: Uma Comédia de Erros

Melhor filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, Fargo ilustra o que acontece quando pessoas nada brilhantes tentam orquestrar esquemas criminosos, resultando em uma comédia de humor negro hilária protagonizada pela genial Frances McDormand.

E o melhor: ambientado em uma cidadezinha na Dakota do Norte que praticamente vive no inverno e na neve. O filme dos Coen também gerou uma série de TV igualmente sensacional para a FX, que terá uma quarta temporada em breve.

O Enigma do Outro do Mundo

O mestre John Carpenter oferece uma das experiências mais paranoicas e desesperadoras do gênero de terror/ficção científica com a bizarra história de um grupo de pesquisadores da Antártica que é atacado por uma entidade alienígena.

Além do cenário congelante e inóspito, a Coisa é transmorfa e pode assumir a forma de qualquer um ali. Fica nas mãos de Kurt Russell tentar descobrir onde a misteriosa entidade está, rendendo um dos grandes filmes da década de 80.

Star Wars: O Império Contra-Ataca

Dentre todos os filmes da saga espacial criada por George Lucas, nada como escolher o melhor (e mais apropriado) para o inverno com o espetacular Episódio V, O Império Contra-Ataca, que traz as melhores surpresas e reviravoltas da história.

Um destaque que o torna particularmente especial para o inverno é a presença do planeta gelado de Hoth, presente em todo o primeiro ato da produção, e que rende uma das principais batalhas de todos os filmes de Star Wars.

Eu, Tonya

No que diz respeito a esportes de inverno, a opção mais popular e evidenciada nas telas do cinema é a patinação no gelo, que tem em seu melhor exemplar o sensacional Eu, Tonya, estrelado pela excelente Margot Robbie.

Todo ambientado no inverno e no interior dos EUA, o filme acompanha a história real da esforçada patinadora Tonya Harding, com destaque para o escândalo que marcou sua carreira e também vida. Um filme sensacional e inesperadamente engraçado.

O Regresso

O filme que finalmente garantiu um Oscar para Leonardo DiCaprio, que interpreta um homem que, após sobreviver ao brutal ataque de um urso, precisa cruzar as paisagens gélidas do oeste americano para retornar à civilização com vida.

Dirigido por Alejandro G. Iñarritu, O Regresso impressiona pela execução magistral, além das paisagens belíssimas e que provocam frio só de olhar para elas; cortesia do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, merecidamente premiado com o Oscar.

Frozen: Uma Aventura Congelante

Um dos maiores sucessos da história da Disney, Frozen é justamente sobre uma princesa que tem a habilidade de controlar e manipular o gelo, embarcando em uma aventura quando sua irmã precisa protegê-la e ajudá-la a aceitar seus poderes.

Frozen: Uma Aventura Congelante ajudou a reinventar a imagem do estúdio para grandes animações originais, tanto pelo design fantástico de um mundo dominado pelo gelo quanto por seus personagens carismáticos. Rendeu uma ótima continuação em 2019.

Batman: O Retorno

O segundo filme de Tim Burton sobre o Homem Morcego é uma verdadeira viagem no mundo do inverno, já que ambienta-se em uma Gotham City congelante e castigada pela neve - trazendo Pinguim e Mulher Gato como os principais vilões.

Um dos filmes de super-heróis mais atmosféricos já feitos, contando novamente com Michael Keaton como Batman, e ainda acrescentando Michelle Pfeiffer, Danny De Vito e Christopher Walken. E mais: é ambientado no Natal mais dark já visto.

O Iluminado

Fechando com um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, o cineasta Stanley Kubrick deixa uma família isolada em um hotel mal assombrado no meio de uma nevasca nas montanhas. Receita perfeita para uma viagem de suspense.

O longa de 1980 conta com uma das melhores performances da carreira de Jack Nicholson, garantindo momentos de tensão e pavor genuínos, além de uma ótima continuação chamada Doutor Sono - ambos baseados em livros de Stephen King.