Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Recentemente, o uso da ivermectina – medicamento antiparasitário – tem sido popularizado como forma de tratamento, e até mesmo como prevenção, à covid-19. No Tocantins, a prefeitura do município de Rio da Conceição, a cerca de 365 km de Palmas, anunciou que está distribuindo o remédio para toda a população como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Entretanto, autoridades médicas e de saúde não comprovam a eficácia da ivermectina no tratamento da covid-19. Segundo o médico cardiologista Eliakin Radke os estudos com a ivermectina contra a covid-19 são apenas testes in vitro.“Esse medicamento não tem nenhuma recomendação, nem estudo mostrando que ele seja eficaz para prevenção, ou tratamento. O que existe é um teste in vitro, ou seja, lá no laboratório, mostrando que parece que ele diminui o desenvolvimento do vírus. Porém não tem estudo em pessoas que recomendem o uso desse medicamento”, afirma.

De acordo com a bula do remédio, a ivermectina é um vermífugo utilizado no tratamento de vermes e parasitas, como o Strongyloides stercoralis. Apesar de considerado seguro, dada sua utilização há 4 décadas, o medicamento não deve ser utilizado sem prescrição médica, pois tem efeitos colaterais. “Especificamente nesse caso, a pessoa pode ter incômodos intestinais, gástricos, pruridos, que são coceiras na pele, além de outras complicações, muitas vezes mais graves, como alterações cardíacas, neurológicas… então por isso a gente reforça que todo medicamento tem seus efeitos colaterais, e por conta disso ele precisa ser prescrito pelo médico e não usado de forma indiscriminada”, alerta o médico.

Com medicamentos e vacinas ainda em fase de testes, e sem que nenhum, até o momento, tenha eficácia comprovada contra o coronavírus, Eliakin Radke recomenda que as únicas medidas comprovadamente efetivas para prevenir a covid-19 ainda são o isolamento social e medidas de higiene. “Ficar em casa o máximo possível, sempre que sair usar a máscara, usar álcool em gel, fazer a higiene das mãos com água e sabão, manter o distanciamento de 2 metros de pessoa para pessoa, evitar aglomerações. Essas medidas é que são eficazes. Medicamentos e vacinas ainda estão em fase de testes. No momento não temos nada comprovado com eficácia e recomendação de uso”, afirma.

Para quem for diagnosticado com o coronavírus, o médico salienta que a recomendação é permanecer em casa, em isolamento. Caso os sintomas se agravem, com febre alta, problemas respiratórios e cansaço, o paciente deve procurar a unidade de saúde para avaliar os sintomas e iniciar o tratamento adequado.

A respeito da distribuição de ivermectina em Rio da Conceição, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao Conexão Tocantins que "não tem conhecimento da distribuição do medicamento" no município. A pasta afirma ainda que "não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para prevenção ou tratamento da Covid-19".