Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vista aérea de Colinas do Tocantins

Vista aérea de Colinas do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vista aérea de Colinas do Tocantins Vista aérea de Colinas do Tocantins

Em um cenário político ainda indefinido, Colinas do Tocantins, a cerca de 275 km de Palmas, conta com pelo menos 5 pré-candidatos a prefeito. São eles, o atual gestor, Adriano Rabelo (PRB), candidato à reeleição; a vereadora Raimunda Almeida de Souza (PSD); o empresário Gilmar Lemes de Oliveira (Podemos); o dentista Josemar Casarin (PSL); e ainda Raulcil Aparecido (SD) e Maria Helena Defavari (Cidadania).

Raimundinha

A vereadora Raimundinha, como é mais conhecida, disse ao Conexão Tocantins nesta quinta-feira, 30, que ainda está aberta a negociações para formação de aliança, mas que não abre mão de ser cabeça de chapa na majoritária. "Eu continuo firme, recuei um pouco por causa da pandemia, mas aos poucos continuo com as visitas e estou muito confiante no povo de Colinas. Estou à disposição para conversar com todas as posições, mas não abro mão da majoritária", afirmou.

No quarto mandato de vereadora, Raimundinha foi também vice-prefeita de Colinas e diz contar com apoio de nomes importantes, como o presidente do PSD no Tocantins, senador Irajá Abreu. "Além dele, temos apoio também do PP da senadora Kátia Abreu; do PSDB e PV", disse a pré-candidata.

Gilmar

Recentemente o Podemos também lançou pré-candidato em Colinas. Estreante na vida pública, o empresário Gilmar Lemes de Oliveira vai disputar um cargo eletivo pela primeira vez. Segundo ele, a ideia surgiu de uma "brincadeira que foi ganhando forma até ser um consenso entre os colegas e o partiddo", afirmou.

Gilmar é pecuarista e também empresário do setor de transportes. Natural de Goiatuba/GO, ele está em Colinas há 38 anos e acredita que a experiência na administração dos próprios negócios o gabarita para a gestão pública. Para a disputa ao cargo de prefeito, o Podemos aposta no nome do pré-candidato para aglutinar a oposição. Uma possibilidade é de que o PT apoie o pré-candidato. "Temos o apoio do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas e mais alguns aliados que não podemos falar até a convenção. A aliança com o PT é uma grande possibilidade, eu diria que de 99%", dise Gilmar.

Reeleição

O atual prefeito Adriano Rabelo, é naturalmente candidato à reeleição. Rabelo filiou-se este ano ao MDB, deixando o PRB, e levando consigo boa parte dos aliados para a sigla emedebista e também para o DEM, partido aliado de Rabelo. O pré-candidato à reeleição conta ainda com o importante fator máqina-publica nas mãos. O Conexão Tocantins não conseguiu contato com Rabelo.

Outros

Também deve concorrer ao cargo de prefeita, Maria Helena Defavari que chegou a ser secretária municipal de Educação e Cultura do governo de Adriano Rabelo, mas rompeu com o gestor após a ida dele para o MDB. Com o esvaziamento do Cidadania em Colinas, o partido precisou se articular para montar uma chapa de pré-canddidatos a vereador e viabilizar o nome de Maria Helena na majoritária. Ela também já foi prefeita de Colinas de 2005 a 2008. A reportagem não conseguiu contato com Maria Helena.

Outros dois pré-candidatos são o professor Raucil Aparecido, que tem despontado nas redes sociais com duras críticas ao atual prefeito, Adriano Rabelo, e ao ex-prefeito, José Santana (PT); e o dentista Josemar Casarin que já foi vereador na cidade. O Conexão Tocantinstambém não conseguiu contato com ambos, mas o espaço permanece aberto para manifestação de todos os citados na matéria.