Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flávio Cavalera Presidente da Adetuc, Tom Lyra, acompanhou videoconferência Presidente da Adetuc, Tom Lyra, acompanhou videoconferência

O objetivo do encontro virtual, mediado pelo ator Cícero Belém, que ocorreu nessa quinta-feira, 30, foi discutir as diretrizes da Lei de Emergência Cultural, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Cerca de 70 representantes de instituições culturais do Estado, organizados através do movimento Mobiliza Tocantins, estiveram presentes no encontro, que contou com a participação de Aldo Valentim, representante do Ministério do Turismo, Tom Lyra, presidente da Adetuc, e equipe técnica da pasta.

Marcada pelo diálogo, a reunião teve como pontapé inicial a leitura da carta aberta elaborada pelo Mobiliza. Tom Lyra discutiu com os participantes as demandas e prioridades elencadas na carta. Em seguida, o espaço foi aberto para questionamentos e cada representante, previamente inscrito, pôde fazer sua pergunta relacionada ao gerenciamento, planejamento e execução dos recursos da Lei Aldir Blanc.

“Estamos satisfeitos e gratos ao Governo e à Adetuc pela disponibilidade de nos atender. Sabemos da importância histórica dessa lei e queríamos ouvir a equipe técnica da pasta para alinharmos os projetos e desenvolvermos as ações de forma conjunta”, agradeceu Kaka Nogueira, presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

“Valorizar a cultura do Estado faz parte da gestão do governador Mauro Carlesse. Nos sentimos honrados e agradecemos a participação e engajamento dos representantes das instituições culturais do Tocantins. A equipe da Adetuc está à disposição para receber sugestões de projetos. Com o auxílio e parceria de todos os setores culturais do nosso Estado, poderemos otimizar o gerenciamento dos recursos”, pontuou Tom Lyra, reforçando que “um comitê gestor, composto por servidores da pasta, foi criado com o objetivo de acompanhar de perto as atualidades relacionadas à lei. Além disso, disponibilizamos espaço para a participação e composição de integrantes do Movimento Mobiliza no comitê”.