Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, completa neste sábado, 1º de agosto, 92 anos de idade. O vereador Lúcio Campelo (MDB) lembrou a data e parabenizou o ex-governador. "Um tocantinense ilustre e que nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins. Um homem forte e que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns! Peço a Deus que lhe dê muita saúde e alegrias para que continue compartilhando saber e experiência", parabenizou Campelo em nota. 

Siqueira Campos é reconhecido por sua luta pela criação, implantação e desenvolvimento do Estado do Tocantins. Ainda na década de 70, na condição de deputado federal, apresentou propostas de divisão territorial - todas vetadas. Mesmo com as negativas que sofria, não desistiu e chegou a fazer greve de fome, contribuindo para a criação da Comissão de Redivisão Territorial. Em 1987, lideranças consideraram o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de autonomia do norte goiano pelo qual lutavam muitas gerações. Movimentos como a Conorte - Comissão de Estudos dos Problemas do Norte - apresentou à Assembleia Constituinte emenda com mais de 80 mil assinaturas, como reforço a proposta de criação. Com o cenário favorável, o deputado Siqueira, relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, votada e aprovada, dando origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição de 1988. 

Com o Estado criado, Siqueira Campos ocupou o cargo de primeiro governador do Tocantins, para o mandato de dois anos. Foi eleito e governou o Estado em outros três mandatos. Também já representou o Tocantins na condição de Senador. "Temos grande admiração por sua história, por sua força de vontade e garra. Só temos a agradecer e desejar muita saúde ao nosso eterno governador", frisa Lúcio Campelo.