Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Dois acadêmicos de Matemática da Unidade estudando com auxílio dos equipamentos e servidores antes da Pandemia

Dois acadêmicos de Matemática da Unidade estudando com auxílio dos equipamentos e servidores antes da Pandemia Foto: Divulgação/Seciju

Foto: Divulgação/Seciju Dois acadêmicos de Matemática da Unidade estudando com auxílio dos equipamentos e servidores antes da Pandemia Dois acadêmicos de Matemática da Unidade estudando com auxílio dos equipamentos e servidores antes da Pandemia

Visando melhorar o nível de escolaridade de custodiados da Cadeia Pública de Tocantinópolis, quatro pessoas privadas de liberdade, que finalizaram o ensino médio dentro da unidade na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram inscritas no processo seletivo para ingressar em cursos de graduação em licenciatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dois deles estão concorrendo a vagas no curso de música, um no curso de Física e outro em Química, todos na modalidade Ensino à Distância (EaD).

Todo o procedimento de inscrição foi coordenado pela administração da Cadeia, juntamente com professora da UFT, Aline Campos. “Ter custodiados que se alfabetizaram na unidade, concluíram o ensino fundamental e médio, e agora com a chance de entrar no ensino superior, como outros custodiados daqui que já conseguiram, mostra que a nossa Unidade tem as práticas educativas como um ponto forte. Temos como foco a educação e buscamos, cada vez mais, caminhos para que eles se profissionalizem, todas essas iniciativas tornam o ambiente carcerário diferente, menos hostil e com mais respeito entre os custodiados e servidores”, afirma o diretor da Cadeia de Tocantinópolis, Vinicius Lima.

O diretor frisa ainda que o acesso a uma boa educação que possibilite o ingresso dos custodiados a universidade garante a reinserção social. “Nós estamos garantindo que todos possam estudar, porque a educação não é um privilégio, mas um direito por lei para todos, estando ou não em privação de liberdade, e com isso eles terão mais chances de se inserir no mercado de trabalho, ter uma vida diferente e isso também é uma satisfação que damos a sociedade”, considera o diretor.

Sonho, orgulho e honra

Um dos custodiados que finalizou o ensino médio na unidade e está inscrito no processo seletivo da UFT, R.S.P, disse que sempre sonhou em cursar química, mas nunca imaginou que teria uma chance, dada as suas condições de vida. “Eu estava atrasado no Ensino Médio e quando cheguei na Unidade não imaginava que teria a possibilidade de estudar, mas consegui concluir os estudos e agora estou nesse processo seletivo, podendo conseguir uma vaga na UFT. Isso tudo era um sonho, mas quando eu estava na rua não tive essa oportunidade”, explica. 

“É difícil explicar como me sinto orgulhoso e honrado de ter acesso à educação em um lugar inimaginável, pois é um lugar que a sociedade vê como depósito de gente, mas foi aqui que eu terminei meu ensino médio, quando não tinha nem o ensino fundamental completo. Agora estou participando dessa seleção e isso está me deixando mais esperançoso e que eu possa dar orgulho para os meus filhos”, ressalta o custodiado R.C.C, que está pleiteando a vaga para a licenciatura em física.

Na Cadeia de Tocantinópolis, outros dois custodiados iniciaram o curso de Matemática na UFT, um deles já se tornou egresso do Sistema e continua os estudos fora da unidade, e o segundo continua estudando na modalidade EaD com todo apoio, desde o segundo semestre de 2018.

Processo seletivo

O processo seletivo tem como base a análise curricular, sem a necessidade de prova presencial. Com isso, os custodiados com certificado de conclusão de ensino médio foram inscritos, tendo a certeza de que, se aprovados, terão plenas condições de fazer o curso com qualidade, uma vez que a unidade dispõe de uma sala com computadores e internet para as aulas. Os equipamentos foram doados pela Prefeitura de Tocantinópolis.

O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 7 de agosto e a as aulas devem ser iniciadas no dia 31 de agosto. “Sempre quando inscrevemos os custodiados nos processos seletivos temos boas surpresas, então estamos na expectativa”, finaliza o gestor da Cadeia.