Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Abertura da Jornada de Imersão Pedagógica aconteceu nessa segunda-feira, 3

Abertura da Jornada de Imersão Pedagógica aconteceu nessa segunda-feira, 3 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Abertura da Jornada de Imersão Pedagógica aconteceu nessa segunda-feira, 3 Abertura da Jornada de Imersão Pedagógica aconteceu nessa segunda-feira, 3

O professor doutor José Moran, da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores estudiosos do ensino híbrido no Brasil, foi o convidado especial da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para ministrar a palestra de abertura da Jornada de Imersão Pedagógica 2020/2, evento de formação continuada de docentes que busca melhorar a qualidade e eficiência do ensino e que teve início nessa segunda-feira, 3. O professor comandou o Web Talk "Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem", tema central da Jornada deste ano. A professora doutora Arlenes Buzatto Delabary Spada, diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, foi a mediadora.

A abertura contou com a participação do reitor, Augusto Rezende, e da vice-reitora, Darlene Castro, que destacaram que toda a programação da Jornada foi pensada com base na análise dos resultados de pesquisa com professores e estudantes, realizada pela instituição, que apontou que a comunidade acadêmica, em sua grande maioria, aprova o andamento do semestre letivo com aulas remotas neste período de pandemia. O resultado da pesquisa apontou também a necessidade de ajustes para essa continuidade.

“Os alunos nos deram um voto de confiança, acreditam em nós, na nossa instituição e que é possível melhorar”, pontuou o reitor, enfatizando que para os alunos se sentirem estimulados é preciso oferecer motivação aos professores. A vice-reitora Darlene Castro frisou que a Jornada vem sendo pensada desde do início da pandemia: “A Jornada começa hoje, mas ela vem sendo planejada desde o dia 19 de março, quando a gente resolveu sair da área de conforto e decidiu continuar o semestre letivo”, comentou a professora, defendendo a importância do evento como oportunidade de corrigir erros para avançar.

A Jornada começou com um café virtual acompanhado de uma boa música. Em nome da universidade, a Diretora de Comunicação, Charlyne Sueste, deu boas vindas a todos e convidou o reitor e vice-reitora a fazerem a abertura oficial. Depois dos cumprimentos e agradecimentos a todos os organizadores, participantes e parceiros, Darlene prestou uma homenagem in memoriam à professora Elizabeth Toledo, que faleceu no final do mês de junho. Um vídeo especialmente produzido para aquele momento foi exibido, emocionando a todos. Darlene lembrou que a professora Beth era uma das maiores entusiastas da formação continuada de professores. 

Desafios e possibilidades

Em sua explanação, o professor Dr. José Moran traçou um panorama do ensino híbrido, apontando os desafios e as possibilidades, citando exemplos práticos que podem caminhar em perfeita sintonia com as metodologias ativas de aprendizagem. Segundo o educador, o ensino híbrido remete à ideia de misturar mais. Combinar melhor o virtual com o presencial. “É possível apreender tanto na sala de aula presencial como a distância, on-line, ou com a combinação dos dois”, defendeu.

Moran aponta que o ensino híbrido dialoga permanentemente com as metodologias ativas. “Aprendizagem ativa não é nada novo, já trabalho com isso há muito tempo, o grande problema é que estamos muito focados em explicar tudo e os alunos aprendem muito mais nessa relação prática e teoria”, propõe o professor, ressaltando que nestas novas práticas é preciso levar em consideração as dimensões pessoais, oferecer experiências reais refletidas com orientação dos docentes e trabalhar o projeto de vida do aluno.

Moran acredita que o ensino híbrido vai ganhar cada vez mais importância em todo o mundo. Com a base em estudos que vem realizando, prevê que com os avanços tecnológicos o caminho natural vai ser a flexibilização dos currículos: “É desafiador e há muito a avançar, já estamos redesenhando currículos muito mais flexíveis”, garantiu.

Ao final de sua explanação, Moran elogiou a iniciativa da Unitins e recomendou aos professores perseverança e coerência. “Fico feliz em saber que vocês têm toda esta pegada. Vocês estão no entendimento. Meu papel é de orientar. Não desistam, nas condições que temos, no lugar que estamos, temos que dar o melhor, temos que seguir adiante, mantendo a nossa integridade pessoal, física, mental e social. Ser coerente com o discurso de inovação e a prática. Ser coerente entre o que penso e o que faço. Vocês estão num bom caminho, desejo que tenham uma boa imersão. Contem comigo,” finalizou.

A Jornada de Imersão Pedagógica 2020/2 que teve início nesta segunda-feira se estende até o dia 21, totalmente on-line, com transmissão via YouTube, no canal oficial da Unitins, enquanto as oficinas acontecerão pelo Google Meet. A Jornada tem continuidade nesta terça-feira, 4, às 9h, com web talk "Ensino ou Aprendizagem?" com a professora Dra. Lady Sakai, da Unirg.