Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Ciente das principais carências e levando em consideração o aumento no número de praticantes e o Dia Nacional do Ciclista – comemorado em 19 de agosto -, o vereador Lúcio Campelo (MDB) protocolou nessa quarta-feira, 5, na Câmara de Palmas, Projeto de Lei e Requerimento em apoio aos ciclistas da Capital.   

No PL, Lúcio pede ao Executivo Municipal que seja instituída na cidade a Semana do Ciclista, tendo como objetivos principais: difundir o uso da bicicleta, tanto para lazer, bem como para atividades físicas e meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida e desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

No Projeto, o vereador sugere a realização de torneios e provas, palestras, seminários, painéis ou outros eventos que possam ressaltar a figura dos homenageados, bem como mobilizar e sensibilizar a sociedade acerca dos benefícios do uso da bicicleta para a saúde, meio ambiente e trânsito. “Aqui em Palmas o ciclismo tornou hábito diário, contando com inúmeros grupos de ciclistas. Precisamos proporcionar visibilidade e reconhecimento”, frisou Campelo.

No requerimento, Campelo solicita a implantação de ciclovia em toda a extensão da Avenida Teotônio Segurado, oferecendo espaço adequado e segurança. “A falta de ciclovia faz com que os ciclistas se aventurem entre os carros e motocicletas, resultando em recorrentes acidentes de trânsito. Essa demanda atende as necessidades básicas da categoria”, defendeu Lúcio.

Mobilidade Alternativa/ Projeto Sancionado

No início do ano Campelo conquistou o sancionamento de PL que institui em Palmas a Semana Municipal da Mobilidade Alternativa Sustentável. A Semana deverá ser celebrada anualmente entre os dias 20 e 27 de setembro. O projeto foi sancionado pela prefeita Cinthia Ribeiro dia 3 de janeiro, podendo ser conferido, na íntegra, no Diário Oficial de Palmas de n° 2.402, na página 4.

Os objetivos principais da Semana, segundo o vereador, são: difundir o uso de meios de transportes sustentáveis como bicicletas, patinetes, skates e patins, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de locomoção diária; promover a conscientização da importância do transporte alternativo sustentável e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida, e desenvolver o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, além de promover a conscientização do uso de equipamentos de segurança.