Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro/Antonio Gonçalves Melhorias vão garantir mais segurança no tráfego dos estudantes da zona rural Melhorias vão garantir mais segurança no tráfego dos estudantes da zona rural

Mesmo com as aulas suspensas, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, os municípios do interior do Estado estão trabalhando na recuperação de estradas da rota escolar de milhares de estudantes, e todo o trabalho está ocorrendo com o apoio das máquinas entregues, durante os meses de junho e julho deste ano, pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, aos 139 municípios do Tocantins.

A estratégia das prefeituras agora é aproveitar o período de estiagem para recuperar as estradas da zona rural, ainda que as aulas não tenham retornado. O governador Mauro Carlesse destaca que esse é o momento ideal para reformar estradas e se preparar para o retorno das aulas. 

“Essas máquinas entregues pelo Governo do Tocantins têm o único fim de beneficiar a população. Quando essa ação foi viabilizada com a Bancada Federal, a ideia era, justamente, dar melhores condições aos municípios. Ficamos felizes em saber que mesmo em meio à pandemia, enquanto as aulas estão suspensas, muitos prefeitos estão trabalhando na recuperação da rota escolar, preparando um ambiente de tráfego seguro para o retorno dos estudantes”, afirmou o governador.

Este é o caso do município de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins. O prefeito Gleibson Moreira destaca que está utilizando a pá-carregadeira na melhoria das rotas escolares localizadas na região do Varjão e Novo Plano. “Com a chegada da estiagem, temos a melhor hora para recuperar as estradas. Nossa prioridade é finalizar as rotas escolares dos alunos da zona rural, que depois da pandemia vão retornar às salas de aula. Outro trecho também já foi beneficiado com a instalação de uma ponte e novas cabeceiras para o acesso de estudantes da comunidade Candeú e Rio de Areia”,  ressaltou o prefeito, acrescentando que a segunda etapa de melhorias ocorrerá na cidade com a recuperação de ruas ainda não asfaltadas nos setores Cavalcante, Nova Cidade e Novo Horizonte.

Em Santa Maria do Tocantins, o prefeito Itamar Barrachini também teve a preocupação de melhorar a rota de transporte escolar para as crianças residentes na zona rural do município, encurtando o trajeto dos estudantes que moram na região da Água Suja. “Essas máquinas entregues pelo governador Carlesse ajudam muito aqui no município. Estamos usando elas o dia inteiro para atender a comunidade e uma das primeiras ações foi na construção de uma ponte de 12 metros na região Água Suja. Sem ela, estudantes e agricultores tinham que percorrer mais de 40 km para acessar o local, mas agora essa distância diminuiu para 17 km. Todo mundo comemora bastante o investimento”, afirmou o prefeito.

Novos ônibus escolares

Com o intuito de garantir ainda mais segurança e conforto aos estudantes que fazem uso do transporte escolar, o Governo do Tocantins prepara a entrega de 433 novos ônibus aos 139 municípios do Estado. Parte da frota já se encontra estacionada na Praça dos Girassóis, em frente a ala norte do Palácio Araguaia.

Entrega das máquinas

O governador Mauro Carlesse entregou, entre os dias 29 de junho e 10 de julho deste ano, 139 retroescavadeiras, 80 pás carregadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas e 1 grupo gerador diesel aos municípios do Estado.

Foram R$ 68,2 milhões de repasses da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense da legislatura de 2015/2018 e mais R$ 488 mil como contrapartida financeira do Governo do Tocantins.