Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após usuários do Núcleo de Assistência Henfil reclamarem da mudança de sede do Núcleo, o vereador e pré-candidato a Prefeitura de Palmas, Milton Neris (PDT) procurou o Ministério Público do Estado do Tocantins e pediu a abertura de procedimento para investigar a mudança de local.

De acordo com um cartaz fixado na porta do antigo prédio do Henfil, desde o último dia 17 de agosto que os atendimentos, para as pessoas que fazem acompanhamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e AIDS, passaram a acontecer no Centro de Especialidades Médicas Francisca Romana Chaves, inaugurada no dia 15 de agosto, na 303 norte. Porém, a mudança de prédio foi feita sem a consulta e aviso prévio aos usuários que, nesse caso, precisam de sigilo e discrição na hora do atendimento.

Segundo Milton Neris, com base nas reclamações que recebeu de usuários, a transferência do Henfil é problemática, porque a Prefeitura pretende levar também para o Centro de Especialidades uma extensão da UPA Norte e um espaço de fisioterapia. “O usuário do Henfil precisa de discrição no seu atendimento, porque ainda há muito preconceito em relação às pessoas que fazem algum tipo de tratamento para IST`s. Se eles forem atendidos em um lugar em que se sintam constrangidos, eles podem acabar abandonando o tratamento e nós não podemos permitir isso”, finalizou.

No fim da tarde dessa quarta-feira, 19, o Ministério Público Estadual se manifestou dizendo que já apura o caso. O promotor de Justiça Thiago Ribeiro determinou diligência junto à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a fim de esclarecer os fatos e dimensionar o eventual prejuízo ao serviço em decorrência da suposta alteração do endereço.