Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O serviço de urologia conta com equipe qualificada de 11 cirurgiões em média 35 cirurgias por mês

O serviço de urologia conta com equipe qualificada de 11 cirurgiões em média 35 cirurgias por mês Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O serviço de urologia conta com equipe qualificada de 11 cirurgiões em média 35 cirurgias por mês O serviço de urologia conta com equipe qualificada de 11 cirurgiões em média 35 cirurgias por mês

O serviço de urologia do Hospital Geral de Palmas (HGP) teve artigo publicado no Congresso Internacional de uro-oncologia, realizado on-line nos dias 13 e 14 de agosto, em decorrência da pandemia covid-19 causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2. O trabalho foi elaborado pelo médico especialista em urologia, Giovanni Montinni Sandoval e a residente em cirurgia geral, Kariny Rodrigues.

“Trata-se de um relato de caso clínico-cirúrgico de câncer de pênis em estágio avançado, câncer raro em países desenvolvidos e comum na América Latina, África e Oriente Médio, perfazendo até 10% dos tumores gênito urinário do homem. Este tipo de câncer que em estágio avançado causa mutilação, geralmente tratado tardiamente em virtude do medo e vergonha dos pacientes”, destacou,  Kariny Rodrigues.

O diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros ressalta que é motivo de orgulho para a unidade "poder mostrar em um congresso desta magnitude o trabalho desenvolvido  no serviço de urologia oncológica", afirmou.

Serviço de urologia

O serviço de urologia do HGP conta com equipe qualificada composta por 11 cirurgiões que realizam em média 35 cirurgias por mês. Em  2019  foram realizadas  480 cirurgias. Este ano considerando o contexto da pandemia foram 241.