Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Membros da diretoria se reuniram na primeira reunião do ano, para discutir sobre o planejamento das ações para 2021

Membros da diretoria se reuniram na primeira reunião do ano, para discutir sobre o planejamento das ações para 2021 Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros Membros da diretoria se reuniram na primeira reunião do ano, para discutir sobre o planejamento das ações para 2021 Membros da diretoria se reuniram na primeira reunião do ano, para discutir sobre o planejamento das ações para 2021

A Associação Amigos do HGP completou dois anos neste mês de fevereiro. As ações têm sido desenvolvidas, por sua diretoria, através de trabalhos em prol dos pacientes, familiares, acompanhantes e servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP). Na quinta-feira, 18, membros da diretoria se reuniram para a primeira reunião do ano, na pauta planejamento das ações para 2021. A entidade não tem fins lucrativos e mobiliza a comunidade e o poder público para colaborarem em suas ações.

O presidente do Conselho Fiscal da entidade, João Carlos Dias Medeiros destacou: "Sabemos que todas as ações realizadas pela Associação fazem a diferença para cada paciente, acompanhante ou trabalhador que necessita de alguma assistência na rotina hospitalar. Ações como estas, de solidariedade e o amor ao próximo, por voluntários, beneficiam cada vez mais, pacientes, acompanhantes e servidores”, afirmou.

Dentre as campanhas de arrecadação que são realizadas estão produtos de higiene pessoal (creme dental, sabonete, condicionador, shampoo, absorvente, aparelho de barbear, entre outros) sandálias, roupas e brinquedos, lápis de cores, (destinado às brinquedotecas). Além disso, também são bem vindos dvds, tvs ou rack móvel para ajudar a ampliar o projeto Projeto Cinema no AP, que visa minimizar a dor, o estresse e motivar pacientes internados em diversas especialidades, levando filmes aos leitos das alas de internação e atende em média 60 pacientes por mês. Paralelamente, são arrecadados também calçados, roupas, acessórios para o bazar solidário online. Os recursos são revertidos principalmente para a compra de produtos de higiene pessoal.

“Um dos objetivos da associação é dar apoio ao usuário que chega à unidade em situação de vulnerabilidade. Em situações que envolvem urgência e emergência, vem de outras cidades, sem tempo de trazer produtos de higiene. Muitos não têm condições de comprar ou, ainda, aqueles pacientes que vêm encaminhados para realização de exames - ou retorno de uma consulta - e, devido ao agravamento do quadro clínico, acabam internados", explicou a presidente da Associação, Goiamara Borges.

Beneficiado

Um destes beneficiados é o morador de Gurupi, Marino Gabriel do Nascimento, que sofreu acidente de motocicleta e está internado recebendo tratamento. “Achei muito importante. Eles me forneceram produtos de higiene pessoal e roupas. Quando me hospitalizei imaginava que voltaria no mesmo dia”, declarou.

As instituições ou pessoas que desejarem realizar um gesto de solidariedade podem entrar em contato pelo telefone.