Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que as Unidades de Saúde da Família (USFs) da 503 Norte, Eugênio Pinheiro no Aureny I e USF em Taquari funcionarão, com atendimento exclusivo para casos da covid-19 (novo coronavírus), nesse final de semana, assim como nos feriados de 7 e 8 de setembro. O serviço inclui os casos suspeitos e confirmados da doença.

De acordo com a pasta, o objetivo é disponibilizar mais atendimentos aos pacientes com casos leves de síndromes gripais, evitando que estas pessoas busquem os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos final de semana.

O horário de funcionamento dessas unidades é das 7 às 19 horas, de sábado, 5, até a próxima terça-feira, 8. Já nos outros dias da semana, no horário das 7 às 19 horas, as unidades seguem com os serviços de saúde de rotina, além dos casos de síndrome gripal.

Atendimentos

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como são feitos os exames da covid-19, que detectam a presença da doença no organismo, e até mesmo os lugares que devem procurar para fazer o teste.

Porém, é importante que o paciente saiba que ele pode ser atendido em qualquer uma das 34 USFs de Palmas, caso apresente algum sintoma leve do novo coronavírus.

Entretanto, caso apresente sintomas mais graves, como febre, tosse e dificuldade de respirar, a pessoa deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento. E, se o paciente que se dirigir a UPA e não apresentar melhoras, ele será encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). De acordo a Vigilância em Saúde, se não houver necessidade de internação, o paciente é notificado e deverá cumprir o isolamento domiciliar de 14 dias.

Horários

Das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), 30 delas estão atendendo a população em horários diferenciados durante a pandemia da covid-19. As cinco unidades sentinelas, criadas para agilizar a coleta do material do exame, têm horários estendidos ao público e funcionam das 7 às 19 horas. Essas unidades são a USFs da Arne 53, Arse 131, Eugênio Pinheiro (Aureny I), José Hermes (Setor Sul) e USF Arno 61.