Estão abertas as inscrições ao IV Festival Gastronômico de Arraias. O evento busca promover e valorizar a memória, a identidade culinária tradicional e a conservação do bioma a partir das práticas culinárias dos povos do Cerrado, além de gerar renda para as comunidades envolvidas.
Em função das restrições necessárias ao controle da covid-19, o evento será virtual, com transmissão por meio das redes sociais do projeto de pesquisa e extensão “GOsTO – Um punhado de Mandioca e um bocado de Cerrado”, vinculado ao Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias.
Podem participar do IV FGA pessoas físicas que residam em todo o território do bioma Cerrado. Os interessados têm até 30 de setembro para conferir o edital e preencher o formulário de inscrição no site www.gostocerrado.com .
As receitas concorrentes deverão ser descritas e conter, obrigatoriamente, ao menos um dos insumos regionais e/ou nativos do Cerrado, como frutas típicas e temperos. Como os produtos deverão ser enviados para degustação, este ano o Festival terá apenas três categorias: Geleia, Compota Doce e Licor.
A homologação das inscrições será publicada no dia 5 de outubro. Entre os dias 21 e 25 de setembro serão realizadas oficinas de capacitação, que vão desde o processo de esterilização de potes e etiquetagem ao preparo de doces, geleia, licores entre outros. Elas estarão abertas para todos que queiram participar e serão certificadas. Todas as receitas passarão pela etapa de degustação, independente de participação nas oficinas.
A avaliação dos pratos será feita por três chefes de cozinha especialistas em gastronomia do Cerrado, nos dias 29 e 30 de outubro. O resultado será divulgado no dia 31, durante cozinha show que será transmitida ao vivo pelo canal GOsTOCerrado, no You Tube. Haverá premiação em dinheiro.
Apoio
A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que marcou presença edição 2019, é apoiadora na divulgação do evento.
“A gastronomia regional é uma das bases da cultura tocantinense, com grande destaque na economia criativa, tendo no governador Mauro Carlesse um de seus entusiastas”, ressaltou o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, lembrando ainda a importância de cozinheiras e doceiras que agregam valor ao turismo tocantinense por meio de produtos simples e saborosos.
Nesta edição, qualquer pessoa pode colaborar com a realização do Festival Gastronômico de Arraias, por meio da plataforma de financiamento coletivo Cartase. O link de acesso está no site www.gostocerrado.com.