Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

“Eu vou contar eu vou contar, eu vou contar uma história para você, pode chegar, pode chegar que eu vou contar uma história para você, que já vai ver, que já vai ver, a magia do teatro acontecer.” A cantiga de autoria da Cia de Teatro UmpontoDois integra o enredo do espetáculo “As Histórias que eu vou te contar” e também anuncia a chegada da trupe no “Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas” nesta quinta-feira, 10. A transmissão acontece às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. A classificação é livre.

Cantando, contando histórias e improvisando, o espetáculo de 55 minutos é inspirado na comédia dell’arte e conta a história de uma trupe viajante que se perde após a Kombi que os levava para um festival quebrar. Trata-se da Família Flores que há gerações vive de suas apresentações mambembes. Eles perderam seu menestrel e agora tentam se reerguer sob o comando do jovem herdeiro Antúrio, que por sua vez, possui uma insegurança gigantesca e vivenciará os desafios de gerir um grupo teatral. Antúrio não estará sozinho nesse desafio, contará com a ajuda de seus familiares, que juntos redescobrirão a magia do teatro. Durante a noite em que ficam perdidos, a família compreenderá a força da união e da amizade por meio das lendas, mitos e histórias da cultura popular.

A direção e a autoria do espetáculo são do ator, diretor teatral e produtor Lucas Justino. “O espetáculo é uma homenagem a três grandes amores da minha vida, o teatro, a família e a cultura popular brasileira, com suas lendas e mitos herdados dos povos indígenas e das demais culturas que fazem do nosso país um lugar tão diverso e cheio de riquezas. É um espetáculo para todas as gerações”, anuncia o diretor.

Cia Umpontodois

A Cia foi fundada em 2012 dentro de uma escola pública de Palmas, por alunos interessados no treinamento de atores, ofertado pelo então diretor e professor Lucas Justino. Os anos se passaram e a Companhia mantém a sua essência de um espaço de experimentação teatral, fortemente ligada às manifestações de caráter popular, enaltecendo a literatura nacional, suas lendas, mitos e histórias da região centro-norte do País. Para tanto, utilizam-se dos elementos do teatro de animação, reforçando o estímulo ao teatro e a contação de histórias de geração em geração. Em 2016, a Cia foi reconhecida por suas atividades sociais e mapeada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.       

Mostra

A Mostra de Artes Cênicas de Palmas teve início na terça-feira, 08, e segue até sábado, 12, com, atrações para o público infantil e adulto, produzidas por grupos locais de diferentes linguagens artísticas, como dança, circo, poesia, contação de histórias, cultura popular e teatro. As apresentações acontecem sempre às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. Toda a programação é gratuita.

Ainda se apresentam, ao longo da semana, o espetáculo “Jujubas” da Cia Jujubas (música e teatro) e “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho” (teatro e poesia) de A Barraca Cia de Artes. Já esteve na agenda de apresentações o espetáculo de dança-teatro “Horas Breves” do Coletivo Agulha Cenas (terça, 08) e “Circo dos Brinquedos” (quarta, 09). Os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão disponibilizados pelo Youtube somente durante a programação do evento, sendo um espetáculo por dia.

O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" é uma realização do Coletivo Agulha Cenas com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio do Estúdio OX, Loja Natupetit, Programa Conversa com Lubia Araújo e Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

O Itinerários estava previsto para acontecer de 26 a 29 de março, no Teatro Sesc Palmas, porém, foi suspenso dias antes por causa da pandemia e o decreto de cancelamentos de eventos que incidem em aglomerações.