Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O universo cinematográfico é recheado de verdadeiras obras-primas quando o assunto é terror e suspense, com produções efetivamente chocantes, que retratam casos de  assassinatos em série reais e fictícios, que deixam qualquer um cabelo em pé.

Confira a seguir uma lista com 7 filmes sobre serial killers, para quem ama suspense se deliciar com as melhores cenas de terror do cinema internacional.

Assista aos mais famosos filmes do gênero em HD, no melhores canais da SKY TV por assinatura!

1.  Psicose (1960)

Considerado um dos maiores clássicos do cinema hollywoodiano e a melhor obra já produzida por Alfred Hitchcock, Psycho (Psicose), conta a história de Marion Crane, uma secretária que depois de roubar a empresa em que trabalhava, decide fugir de sua cidade. Após dirigir por algum tempo, Crane resolve fazer uma parada no Bates Motel, um hotel aparentemente tranquilo, mas que lhe reservará surpresas nada agradáveis.

Todo o clima de suspense e excitação da trama, gira em torno das ações protagonizadas por Norman Bates, o administrador do hotel, que por trás de sua cordialidade e elegância, esconde-se uma personalidade perturbadora, capaz de realizar as cenas de violência mais famosas do cinema norte-americano.

O enredo de psicose fez tanto sucesso, que décadas mais tarde inspirou a criação de uma série de TV, que embora não siga a mesma sequência do filme, também procura retratar a história deNorman Bates e como as suas problemáticas psicológicas chocaram a pequena cidade em que vivia.

2.  Psicopata Americano (2000)

O jovem Patrick Bateman é a personificação do conceito de  “sonho americano”, pois é um rapaz bonito, carismático, com um bom emprego em Wall Street.  Seria um clichê se não fosse por um detalhe: Bateman é um assassino frio e calculista, totalmente tomado pelo sentimento de poder e que utiliza as suas características positivas para atrair as suas vítimas e consequentemente cometer os seus crimes.

Assim como Psicose, o filme Psicopata Americano também é considerado um “filme cult” e suas cenas serviram de referência para diversas outras obras cinematográficas produzidas posteriormente.

3.  O Despertar de Um Assassino (2017)

Um dos filmes mais recentes a ser lançado sobre a temática, “O despertar de um assassino” (My friend Dahmer), conta a história de um dos mais famosos serial killers dos EUA, que entre a década de 1970 à 1990, matou cerca de 17 pessoas através de métodos brutais.

Jeffrey Dahmer desde criança se mostrava uma pessoa introspectiva, por conta de seu contexto familiar turbulento. Tornou-se um adolescente anti social, com resquícios de psicopatia e não demorou muito para que os traços de sua personalidade passassem a se tornar ações de pura violência. 

O filme procura abordar como a relação de sua família pode ter tido certa influência acerca de seus pensamentos assassinos, tal como, mostrar como ele seduzia as suas vítimas e praticava  os seus crimes.

4.  Os Suspeitos (2013)

No feriado de Ação de Graças, as famílias Dover e Birch se reúnem para comemorar a data e tudo corre bem, até o momento em que as filhas de ambos os casais desaparecem de maneira misteriosa. A partir disso, o suspense e o desespero tomam conta da trama, pois são muitas as pistas que levem à alguns suspeitos, mas por falta de provas concretas, o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) encontra muitos problemas para desvendar o caso.

Cada personagem do filme reage de uma forma ao desaparecimento das crianças, desencadeando uma série de sentimentos angustiantes que demonstram que há não barreiras morais quando um pai tenta salvar a sua filha.

5.  Zodíaco (2007)

Através de uma intensa sequência cinematográfica e do gênero gore, o suspense policial narra a incessante busca por um serial killer que assombrou a região de São Francisco na Califórnia entre as décadas de 1960 e 1970.

“Zodíaco” como foi intitulado pela imprensa local, entrou para o imaginário social estadunidense, tornando-se uma lenda urbana muito temida, pois ao mesmo tempo em que enviava mensagens cifradas para a polícia, relatando detalhes sobre os seus assassinatos e dando pistas sobre as suas ações, ele nunca teve a sua verdadeira identidade descoberta pelos agentes da lei.   

6.  Monster: Desejo Assassino (2003)

Aileen Wuornos foi uma mulher sem muitas oportunidades na vida. Abusada na infância e usuária de drogas desde muito cedo, viu sua a vida ser moldada através da violência.

Aos 14 anos, Wuornos se prostituía pelos bares e estradas da cidadee a sua rotina não muda muito ao conhecer sua namorada Selby Wall.

Embora fosse a seu único meio de sobrevivência, a prostituição nunca foi uma escolha na vida da personagem principal, pois a colocava em diversas situações de perigo, fazendo com que a mesma fosse obrigada a se defender e tornando o ambiente propício a iniciar as suas atividades criminosas, consequentemente levando-a à sua ruína.

7.  O Silêncio dos Inocentes (1991)

Clarice Starling, agente do FBI é designada a cuidar de um caso onde o alvo é um serial killer denominado como “Bill Buffalo”, que ficou conhecido por arrancar a pele das vítimas de seus assassinatos e que acabará de sequestrar a filha de uma senadora.

Para compreender a dinâmica de ação do criminoso, Starling decide procurar ajuda de outro famoso serial killer, Hannibal Lecter, preso por diversos crimes que incluíam práticas de canibalismo.

O enredo do filme é tão bem construído acerca do terror psicológico e das estratégias utilizadas pelo FBI para descobrir a verdadeira face de Buffalo, que o “Silêncio dos Inocentes” foi um dos únicos filmes a levar quase todas as estatuetas do Oscar de uma só vez, em 1992.