Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Serão entregues de 2000 mudas de árvores nativas do bioma cerrado

Serão entregues de 2000 mudas de árvores nativas do bioma cerrado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Serão entregues de 2000 mudas de árvores nativas do bioma cerrado Serão entregues de 2000 mudas de árvores nativas do bioma cerrado

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza na próxima segunda-feira, 21, a entrega de 2000 mudas de árvores nativas do bioma cerrado em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nacionalmente no mesmo dia. A ação vai até sexta-feira, 25, e conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da empresa UHE Ceste, da cidade de Estreito no Maranhão.

Dentre as mudas que serão entregues estão: Caroba, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Caraíba, Ipê Roxo e Sombreiro. A distribuição será coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS) e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância dessa riqueza natural. Segundo a diretora da DDS, Karyne Sotero, “nessa época do ano a temperatura da nossa capital aumenta muito e com o plantio de muitas árvores, vamos conseguir amenizar um pouco esse calor”. Ainda segunda a diretora “a entrega dessas mudas serve para mostrar para as pessoas a importância do plantio de uma árvore como forma de educação ambiental, principalmente para as futuras gerações que vão crescer sabendo respeitar e cuidar do meio ambiente”, afirmou.

A entrega das mudas acontece das 8 às 16 horas no prédio da Semarh que fica localizado na Praça dos Girassóis, Av. Juscelino Kubitscheck, 38-76 - AANO, Palmas/TO no mesmo estacionamento da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Cada pessoa poderá retirar até cinco mudas.

Dia da Árvore

Estudos apontam que uma única árvore adulta em pé transpira, em média, até 400 litros de água por dia. Os benefícios dessa transpiração podem ser observados na redução de 2 a 3 graus na temperatura dos ambientes, criando um “microclima” com uma atmosfera mais amena. As árvores das cidades também proporcionam isolamento acústico, habitat e fonte de alimento para animais, dentre outros benefícios.

As árvores também possuem benefícios ligados a parte econômica. A madeira por elas produzida, retirada de forma legal, serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é utilizado para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos que auxiliam no tratamento de diversas doenças.

A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. É sempre lembrada através de ações que estimulam uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente. Vale destacar que árvores fornecem o oxigênio essencial para a sobrevivência, além dos frutos que auxiliam na alimentação e na manutenção do equilíbrio do ecossistema.