Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Ao longo dos últimos anos, o Sebrae, em parceria com instituições de ensino e o poder público de Gurupi tem realizado diversos projetos que potencializam a geração de conhecimento e inovação para promover o desenvolvimento econômico da região sul. No próximo mês, essas ações serão reforçadas com a realização da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg ON), que tem expectativa de atender 32 mil participantes.

Com o tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Sicteg ON acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020, de forma 100% on-line em uma plataforma gamificada. 

Para o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, a Sicteg é mais um exemplo de como o Sebrae e todas as instituições parceiras tiveram que se adaptar para continuar trabalhando, criando novas alternativas para divulgar conhecimento e fomentar o empreendedorismo e a inovação. 

“E esse formato totalmente on-line tem a vantagem de algo que não tínhamos nas edições passadas: democratizar o acesso ao conhecimento. Assim, mais pessoas terão condições de participar, interagindo com estudantes e pesquisadores de outras regiões do Estado e do país em uma plataforma gamificada e atrativa para o público que é essencialmente jovem”, pontuou o superintendente, parabenizando Programa Inova Gurupi por manter o evento neste ano e todas as instituições parceiras por aceitaram continuar apoiando a realização em ambiente digital.

A Sicteg ON é coordenada pelo Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, Unirg, Universidade Estadual do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Sebrae, Senac e Senai.

Sicteg ON

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi (Instituto Federal, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Gurupi-Unirg). No ano de 2020, redimensionado, pelo covid-19, o evento será 100% online, mas acolhido pela liderança institucional da Universidade Unirg na 6ª edição.

Inova Gurupi

O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. É uma parceria da Secretaria de Finanças, Planejamento e Ciência e Tecnologia envolvendo todas as Secretarias da gestão e integra Poder Público, Universidades e Empresas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região Sul do Tocantins.
 
As ações vão desde a educação básica, com o letramento científico até o ensino médio e superior, para despertar nos jovens a busca pela ciência e inovação, que poderão empreender região sul e favorecer o desenvolvimento econômico local.